Pular para o conteúdo principal

Os bancos podem pagar

Linha fina
Dia 25 tem rodada de negociação e Fenaban já sabe: para resolver campanha na mesa, proposta tem de trazer ganho real, valorização da PLR, do piso e dos vales, mudanças nas condições de trabalho para acabar com os adoecimentos, mais empregos, segurança e igualdade de oportunidades
Imagem Destaque
São Paulo - Para banco não tem crise. Mais que isso, diante dos lucros estrondosos que acumulam ano a ano no país, as instituições financeiras devem muito à sociedade brasileira. Chegou a hora de retribuir o tanto que ganham com a prestação de serviços, as altas taxas de juros, a bancarização elevada.

Uma maneira de fazer isso é contratando mais bancários, tanto para melhorar o atendimento à população como as condições de trabalho, reduzindo assim o alto grau de adoecimento que penaliza a categoria. Ao contrário, os bancos vêm extinguindo milhares de postos de trabalho no país, mesmo vendo seus resultados cada vez mais elevados.

Além disso, a federação dos bancos (Fenaban) tem plenas condições de apresentar, na rodada de negociação marcada para sexta-feira 25, proposta que resolva a mesa, com aumento real para os salários, valorização da PLR, do piso e dos vales.

“Se há um setor na economia nacional com condição para isso é o financeiro”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários que negocia com a Fenaban. “Para os bancos, não há crise. É diferente de outros setores que sofrem com juros e dólar altos, com inadimplência. Seja qual for o indicador utilizado, as instituições financeiras estão ganhando muito no Brasil e isso não é de hoje, vem de décadas. Ou seja, passou da hora de os bancos devolverem à sociedade o tanto que ganham com ela. Seja criando mais empregos bancários, seja com aumento real e maior participação nos lucros. O que é pago aos trabalhadores é dinheiro que volta para o mercado seja em forma de mensalidades escolares, na compra de produtos e serviços, e isso ajuda a aquecer a economia nacional, algo tão necessário agora”, cobra a dirigente.

Participação – Quarta-feira 23 é Dia Nacional de Luta. Os bancários estarão nas ruas e darão um claro recado aos bancos: “estamos mobilizados”. Como em todos os anos, a disposição do Comando da categoria é resolver a campanha em mesa de negociação. “Mas não vamos aceitar, de um setor que ganha tanto, desculpas esfarrapadas. Os bancários querem valorização, querem respeito e estaremos prontos para a luta se os bancos negarem nossas reivindicações”, reforça Juvandia.

Acompanhe as convocações do Sindicato e participe! Além da FB e do site, os bancários também podem se informar pelo facebook, pelo twitter ou via WhatsApp (cadastre seu número clicando aqui). Você também pode mandar seu recado ou fazer denúncias no SAC do WhatsApp pelo (11) 99642-7196 (sigilo garantido). 


Cláudia Motta - 22/9/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1