Pular para o conteúdo principal

CAT paralisado contra proposta pífia dos bancos

Linha fina
No Dia Nacional de Lutas, Sindicato retardou início das atividades no Centro Administrativo Tatuapé, do Itaú, para dialogar com bancários e convocá-los para a assembleia desta quinta
Imagem Destaque

São Paulo - Em vez de aumento real, os bancos ofereceram reajuste de 5,5% para os bancários, o que não passa nem perto de repor a inflação de 9,88% (INPC) e representa perdas de 4%. A proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho revoltou toda a categoria, que se prepara para uma grande greve dentro da Camanha Nacional. Nesta terça-feira 29, Dia Nacional de Luta, dirigentes sindicais retardaram até meio dia o início das atividades no CAT (Centro Administrativo Tatuapé), concentração do Itaú localizada na zona leste de São Paulo.

> Dia de Luta contra proposta da Fenaban

“É uma espécie de esquenta, um aviso para os banqueiros sobre a força da nossa Campanha e da mobilização da categoria”, explicou a secretária-geral do Sindicato, Ivone Maria da Silva. “Não faz sentido deixar de fazer a greve quando um setor que ganha muito não propõe nem a reposição da inflação”, destacou.

Durante a paralisação, bancários falaram sobre a expectativa com a Campanha deste ano e se mostraram indignados com a Fenaban.

“A proposta [dos bancos] é muito aquém do que nós merecemos. É um desrespeito com a categoria, que contribui todos os dias para que os bancos tenham tantos resultados. Merecemos um reconhecimento maior”, cobrou um bancário do Itaú.

“A inflação ficou em quase 10%. Não podemos ser penalizados por uma coisa que a gente não teve culpa. Nós trabalhamos e demos resultado o ano inteiro”, acrescentou uma bancária da instituição.

Abono não é aumento real – Durante o ato, dirigentes chamaram a atenção dos trabalhadores para o fato de que o abono proposto, de R$ 2,5 mil, não substitui o aumento real de salários defendido pelo Sindicato.

“A questão do abono deve ser vista de forma muito crítica pelos bancários. Ele não incorpora ao salário. O trabalhador recebe uma única vez e acabou. É diferente do aumento real, que incorpora no salário e rebate, por exemplo, no 13º e nas férias (...) O abono é um cala boca dos bancos para tentar encerrar nossa Campanha e mudar a lógica de negociação dos últimos anos, quando sempre conquistamos o aumento real”, defendeu a diretora do Sindicato Ana Tercia Sanches.

Assembleia - Também foi reforçada a importância dos trabalhadores comparecerem à assembleia convocada pelo Sindicato para a quinta-feira 1º, às 19h, no Quadra dos Bancários, localizado na Rua Tabatinguera, 192, Sé.

> Bancários fazem assembleia sobre greve

“Quanto mais cheia a assembleia, mais fica demonstrada para os banqueiros a insatisfação da categoria. Nós sabemos que existe uma repressão muito grande em paralisações nos locais de trabalho, mas a assembleia é durante a noite. Dá para todos participarem”, afirmou Ivone.

"Acho que todo mundo tem que se ajudar e se engajar para a gente conseguir um aumento legal, e não 5,5%. Eu acho que não vai fechar nisso. Essa é a minha percepção”, concordou uma trabalhadora do CAT que acompanhava as falas dos dirigentes durante a paralisação.

Além do CAT, o início das atividades também foi retardado, neste Dia Nacional de Luta, no Bradesco Santa Cecília, Vila Santander e ITM, do Itaú, todas concentrações bancárias localizadas na capital paulista.


Felipe Rousselet – 29/9/2015 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1