Pular para o conteúdo principal

Caixa: explicando pra te confundir

Linha fina
Direção divulga tabela com informações distorcidas sobre a proposta econômica da Fenaban à categoria
Imagem Destaque
São Paulo – Às vésperas de a categoria realizar assembleia que pode definir greve por tempo indeterminado a partir de 6 de outubro, a direção da Caixa Federal divulgou tabela errada sobre a proposta apresentada pela federação dos bancos (Fenaban) e já rejeitada na mesa de negociação pelo Comando Nacional dos Bancários.

> Proposta com perdas vai levar categoria à greve

Dionísio Reis, diretor do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), lembra que a proposta dos bancos prevê reajuste de 5,5% para salários e verbas e um abono de R$ 2,5 mil – que é pago em uma única vez e sem incorporar ao salário.

> Abono não pode substituir reajuste

"Na tabela da Caixa, o valor do abono é dividido por 13, resultando em R$ 192,30. Posteriormente esse montante é transformado em percentual e jogado nas faixas do Plano de Cargos e Salários. Ou seja, quem está na primeira referência, a 201, por exemplo, teria um reajuste de 14,23%, o que corresponderia à soma dos 5,5% mais a fração do abono. Só que isso está totalmente errado, pois o abono não é incorporado. É pago somente uma vez, portanto, não pode ser considerado um reajuste salarial. O reajuste proposta pela Fenaban é de apenas 5,5%”, enfatiza o dirigente sindical.  

Aposta na confusão – A CEE enviou na segunda-feira 28 ofício à Gerência Nacional de Informações Corporativas e Negociações Coletivas  (Geing), solicitando esclarecimentos sobre o comunicado aos trabalhadores. Em resposta, o setor admitiu: “o abono não possui caráter de incorporação salarial nos cargos efetivos e no Plano de Funções Gratificadas/Cargos em Comissão, bem como quaisquer reflexos em verbas e vantagens pessoais de qualquer natureza”.

“A única explicação que temos para uma atitude como essa é que o banco quer confundir os empregados, tentando evitar que entrem em greve nacional a partir de 6 de outubro. Se a Caixa não quer a paralisação, tem de apresentar sua proposta específica atendendo às reivindicações dos bancários. E os demais bancos têm de atender a pauta da categoria com aumento real, PLR maior, fim das demissões e mais contratações.”

Negociação – Os dirigentes sindicais seguem aguardando que a Caixa agende nova negociação específica. Em resposta ao ofício enviado pelo Comando Nacional dos Bancários e CEE em 24 de setembro, a instituição informou que não foi possível realizar a rodada prevista para o dia 25, mas ainda não propôs nova data.


Jair Rosa – 29/9/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1