Pular para o conteúdo principal

Itaú expõe bancários em ranking de resultados

Linha fina
Trabalhadores denunciam também assédio moral e pressão excessiva por metas na rede de agências
Imagem Destaque
São Paulo – Chegaram ao Sindicato denúncias de que o Itaú desrespeita a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) expondo seus funcionários por meio de rankings semanais. A cláusula 36ª da CCT determina que “no monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados”.

As denúncias são oriundas da Diretoria Comercial da Rede de Agências da Região 5  (Dicom 5) e estão sendo repassadas pelos dirigentes sindicais ao banco. “O que recebemos de retorno é que não existe ranking de funcionários e sim de agências. Mas, eles não levam em consideração que quem está à frente de uma agência é o gerente-geral, é ele que está sendo exposto o tempo todo. É um absurdo esta afirmação: fingem não estar desrespeitando a CCT que proíbe essa prática”, afirma Valeska Pincovai, diretora do Sindicato.

Além do ranking, os bancários da Dicom 5 vêm denunciando assédio moral e pressão. “Mais uma vez contatamos o Itaú e a respostas é que não existe tal fato e ainda nos questionou se teríamos como provar”, relata a dirigente. “Nesta mesma diretoria tiveram diversas demissões por justa causa devido a procedimentos realizados incorretamente para bater metas.  Coincidência? Claro que não, isso foi gerado por desespero para bater as metas do Agir e não ser demitido”, critica.

Segundo os relatos, os rankings no setor saem pelo menos três vezes por semana e os GGCs (gerente-geral comercial) são expostos via e-mails enviados pelos gerentes regionais e superintendentes, e os próprios funcionários são utilizados como legendas.

“Não dá mais para aceitar essa prática abusiva e exploradora do Itaú. O Agir massacra os trabalhadores, eles não são tratados como seres humanos, adoecem e depois são descartados como se não valessem nada.”

Valeska lembra que caso o banco não tome providências o mais rápido possível, a Justiça poderá ser acionada por descumprimento do acordo coletivo. “Os funcionários que estiverem passando por essa situação devem denunciar ao Sindicato para que tomemos providências para evitar essa política perversa do Itaú”, conclui Valeska.

As denúncias podem ser feitas pelo site através do Fale Conosco (escolha o setor "site"), pelo Canal de Denúncias de Assédio Moral, Pela Central de Atendimento Telefônico: 3188-5200 ou pelo SAC via WhatsApp: (11) 99642-7196. O sigilo é garantido.


Luana Arrais – 2/10/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1