Pular para o conteúdo principal

Itaú está acima da lei?

Linha fina
Mesmo depois de liminar que proíbe contingenciamentos, banco segue desrespeitando direito de greve. Sindicato vai apresentar provas e multa é de R$ 300 mil ao dia
Imagem Destaque
São Paulo - O Itaú parece achar que está acima da lei. O banco continua forçando seus empregados a furar a greve, apesar de liminar em ação proposta pelo Sindicato proibir a empresa de alterar locais e horários de trabalho dos bancários ou promover outros atos de contingenciamento. A decisão do juiz da 35ª Vara do Trabalho de São Paulo saiu na sexta-feira 9 e prevê multa de R$ 300 mil ao dia.

Na tarde de quarta 14, o Sindicato acompanhou um oficial de justiça ao prédio da Contax (terceirizada que presta serviços ao banco), na Barra Funda. Na quinta, a diligência foi no CA Brigadeiro e no CAT, e novamente o oficial constatou que o Itaú desrespeita a liminar.

Vídeo: Entrada na madrugada no CA Brigadeiro
Direito de greve tem de ser respeitado
Sem limites, Itaú faz bancário dormir no CAT

Vários outros exemplos de descumprimento à lei são denunciados diariamente pelos funcionários do Itaú (leia abaixo). O Sindicato está reunindo provas para apresentar à Justiça, de forma que o banco seja penalizado.

Outros bancos – O contingenciamento, que fere o direito de greve previsto na Constituição e regulamentado por lei (7.783/89), é prática comum também em outros bancos, como Bradesco, Santander e Banco do Brasil. Diariamente chegam ao Sindicato denúncias de bancários revoltados por serem obrigados a chegar ao trabalho ainda de madrugada ou deslocados para locais distantes, de difícil acesso e sem condições de trabalho.

Mande fotos, vídeos e mensagens por e-mail, WhatsApp, Facebook ou Twitter (clique aqui para ver contatos) para que o Sindicato possa tomar providências. O sigilo do denunciante é garantido. 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1