Pular para o conteúdo principal

Ato denuncia abusos em agências digitais do Itaú

Linha fina
Bancários são pressionados e desrespeitados; manifestação foi em frente a uma unidade na Paulista
Imagem Destaque
São Paulo – Cobrança de metas abusivas, extrapolação da jornada de trabalho, desrespeito a leis trabalhistas. Essas são algumas das denúncias que chegam ao Sindicato sobre as condições de trabalho nas ‘agências digitais’ do Itaú, e que motivaram protesto na quarta-feira 11, na Avenida Paulista, em frente a uma dessas unidades.

> Fotos: galeria do ato na Paulista

“As denúncias são diversas. Incluem assédio moral, com cobranças de metas abusivas, passando até pelo horário de expediente, com bancários trabalhando em atendimento telefônico por oito horas, um desrespeito à lei que determina expediente máximo de seis horas neste tipo de função”, destacou a diretora do Sindicato e funcionária do Itaú Valeska Pincovai.

Durante o ato, os dirigentes sindicais distribuíram panfletos esclarecendo os funcionários da agência sobre os direitos que estavam sendo negados e falaram sobre a importância da sindicalização. O cotidiano dos bancários nas agências digitais ainda foi encenado no ato, onde os atores eram impedidos de ir ao banheiro se não cumprissem as metas, não tinham tempo para fazer as refeições ou ainda para ver a família, ironizando as grandes cargas horárias que os bancários nestas agências tem de cumprir.

Os dirigentes reclamam ainda que são impedidos de entrar nas unidades digitais. Segundo Valeska, o Sindicato tem cobrado do Itaú o acesso aos locais de trabalho e que as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes sejam instaladas, já que cada local teria mais de 100 funcionários. “Precisamos ainda garantir que todo bancário tenha acesso à sindicalização, o que também tem sido negado. Se não conseguirmos que o Itaú garanta o acesso, vamos procurar o Ministério do Trabalho para entrar com as ações judiciais cabíveis.”

Os representantes dos trabalhadores distribuíram panfletos esclarecendo os funcionários da agência sobre os direitos que estavam sendo negados e falaram sobre a importância da sindicalização.


William De Lucca – 11/11/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1