Pular para o conteúdo principal

Sindicato apoia Cida para Cipa do CA Brigadeiro

Linha fina
Eleição para cipeiros da concentração do Itaú acontece nos dias 17 e 18 de novembro; votação será eletrônica e cada trabalhador pode votar em apenas um candidato
Imagem Destaque
São Paulo – A eleição para a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do CA Brigadeiro, concentração do Itaú localizada na capital paulista, acontece nos dias 17 e 18 de novembro. A votação será eletrônica e cada trabalhador pode votar em apenas um candidato. No pleito, o Sindicato apoia a candidata Aparecida Carvalho de Almeida, a Cida, número 4 na votação.

Cida ocupa o cargo de assistente administrativa e, como já foi cipeira, possui experiência para reivindicar melhores condições de trabalho para os bancários do CA Brigadeiro. Para conhecer melhor a candidata e o seu comprometimento com os colegas, basta procurá-la no Bloco B, 5º andar, ou pelo ramal 1585.

“É muito importante eleger uma pessoa comprometida e combativa para atuar na promoção da saúde, segurança e bem estar dos trabalhadores. Pela sua experiência anterior como cipeira e seu compromisso com os colegas do CA Brigadeiro, o Sindicato apoia Cida para lutar por melhores condições de trabalho na concentração do Itaú”, afirma o dirigente sindical e funcionário do Itaú Antônio Alves, o Toninho.

Saúde e boas condições de trabalho - A Cipa é um instrumento fundamental para o trabalhador reivindicar melhorias no ambiente de trabalho a fim de evitar que a sua saúde ou integridade física seja comprometida no exercício da atividade profissional.

No caso dos bancários, a Cipa ganha especial relevância, uma vez que o modelo organizacional das instituições financeiras é centrado no cumprimento de metas. Com isso, muitos procedimentos que visam prevenir doenças e promover a saúde acabam negligenciados pelos bancos.

Entre 2009 e 2013, o número de bancários afastados por doença cresceu 40,4%, enquanto o número geral de afastamentos no mesmo período cresceu 26,2%. Já os benefícios acidentários por transtornos mentais e comportamentais concedidos entre 2009 e 2013 cresceram 70,5%, enquanto nos demais setores o aumento foi de 19,4%.

O cipeiro tem a responsabilidade de cobrar do banco que tome medidas para eliminar riscos para a saúde e promover o bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Além disso, deve sugerir e promover campanhas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.


Felipe Rousselet – 11/11/2015 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1