Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial mobiliza combate ao câncer de próstata

Linha fina
Cor azul toma conta dos pontos turísticos para chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce
Imagem Destaque
Brasília  - Dezessete de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por todo o país, a cor azul - símbolo do combate à doença – toma conta dos pontos turísticos para chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce.

Novembro Azul para prevenir câncer de próstata

A próstata é uma glândula localizada entre a bexiga e o reto; o câncer neste órgão é o segundo tipo mais incidente entre homens, ficando atrás somente dos casos de pele não melanoma.

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, em 2014, a estimativa era de 68,8 mil casos da doença em todo o país. Somente na região Sudeste, a estimativa era de 35,9 mil casos – cerca de 52% dos registros nacionais. A região Norte é a que possui a menor taxa de incidência: 30 casos para cada 100 mil homens.

A partir dos 40 anos, todo homem tem o direito a realizar os exames para diagnóstico, gratuitamente pelo Sistema único de Saúde. A lei que garante o exame, sempre que o médico considerar necessário, foi sancionada há quase um ano.

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos de idade. Em casos de obesidade e histórico familiar da doença a prevenção deve ser iniciada aos 45.


Juliana Russomano, da Agência Brasil - 17/11/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1