Pular para o conteúdo principal

BB é condenado por constranger bancária

Linha fina
Banco publicou anúncio em jornal convocando funcionária que se recuperava de uma cirurgia ao trabalho, com ameaça de demissão por abandono
Imagem Destaque
São Paulo – O Banco do Brasil foi condenado por dano moral contra uma bancária que se recuperava de uma cirurgia e foi convocada ao trabalho por meio de um anúncio em jornal, com ameaça de demissão por abandono. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou recurso do banco e manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).

O TRT-RS entendeu que a postura do banco foi descabida e abusiva, ferindo o artigo 17 do Código Civil (clique aqui), que veta a utilização de nomes de pessoas em publicação que as “exponha ao desprezo público”. O BB recorreu sem sucesso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a indenização foi fixada em R$ 15 mil.

De acordo com o relatado na ação, a bancária começou a trabalhar no banco em 1983 e foi afastada em 2003 pelo INSS, por auxílio-doença. Em abril de 2010, o benefício foi reativado, e o anúncio com a convocação foi publicado pelo banco, no jornal Zero Hora de Porto Alegre, em outubro do mesmo ano.

O BB alegou em sua defesa que buscou contato de todas as formas com a bancária e que o anúncio foi o último recurso. No entanto, o TRT verificou que o próprio banco comunicou a trabalhadora sobre a reativação do auxílio-doença pelo INSS, o que prova o seu conhecimento sobre a suspensão do contrato de trabalho e a situação de saúde da funcionária. O tribunal destacou ainda que, em setembro de 2010, a bancária respondeu um e-mail comunicando a impossibilidade de comparecer pessoalmente ao banco.

TST – O relator do recurso do BB no TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, entendeu que ficou comprovada a ofensa à dignidade da bancária. “A conduta do banco mostrou-se abusiva, ferindo a própria boa-fé e a regra do artigo 17 do Código Civil, como bem afirmado pelo TRT”, concluiu.


Redação, com informações do TST – 18/11/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1