Pular para o conteúdo principal

Sábado é dia de faxina. Xô dengue!

Linha fina
Você sabe como evitar que sua casa seja um criadouro do mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika? Confira as dicas, convide os vizinhos e faça sua parte
Imagem Destaque
São Paulo – Os casos de dengue registrados no país este ano, até a metade de novembro, ultrapassaram 1,5 milhão – aumento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado. Houve ainda alta de 104% nos casos graves de dengue e de 79% no número de mortes quanto comparado com os dados de 2014. Os números foram divulgados na terça-feira 24 pelo Ministério da Saúde.

Para tentar conter o crescimento da doença, sábado é dia de faxina! Em 15 minutos você mesmo pode fazer uma vistoria em casa e eliminar os locais que podem se transformar em criadouros do Aedes aegyti. Convoque a família e converse com os vizinhos sobre a importância de fazer o mesmo para combater os criadouros do mosquito da dengue.

As ações contra dengue devem ser realizadas durante todo o ano. Mas uma força tarefa está sendo convocada para o fim de semana. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, destaca que a principal preocupação, neste momento, é informar a população sobre como se prevenir contra novos casos. “Para enfrentar essa situação, precisamos de uma ação conjunta do governo federal, estadual e municipal, além de especialistas. A sociedade também deve estar envolvida neste processo, ficando atenta às medidas para combater o Aedes aegypti, que agora, passa a ser uma ameaça ainda maior”, ressaltou.

A nova campanha do Ministério da Saúde de combate à dengue, chikungunya e zika tem o slogan: “Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer”. E chama a atenção sobre importância da limpeza para eliminação dos focos do mosquito. Faça a sua parte!

Fique esperto! – Os principais sintomas da dengue são febre, dores nas articulações e atrás dos olhos. Em crianças, os sintomas da dengue podem ser confundidos facilmente com gripe, resfriado ou viroses.  Em caso de suspeita de dengue ou chikungunya, procure imediatamente uma unidade de saúde.

Fica a dica – Que tal pensar em doar objetos isolados em sua casa para reciclagem neste fim de semana? Pneus velhos, garrafas de plástico e outros que acumulam água podem ser reciclados. Além de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e chikungunya, reciclar também ajuda a preservação ambiental!

E fique atento à limpeza das calhas. Novembro está chuvoso e nenhuma sujeira pode impedir o fluxo da água que, parada, pode facilmente se tornar criadouro do mosquito. Caixa d’água sempre tampada e piscinas devem ser limpas frequentemente. 
Pode ter planta em casa, sim! Só não vale deixar a água que escoa do vaso, ficar parada no pratinho. Coloque areia no suporte. Lixos devem estar sempre bem fechados.

A dengue mata e o combate deve fazer parte da rotina de todos os brasileiros.


Redação, com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil - 25/11/2015
 
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1