Pular para o conteúdo principal

Sindicato cobra mudanças no Retorne Bem

Linha fina
Trabalhadores do Santander reivindicam participação na elaboração do programa. Tema será um dos assuntos da reunião do Fórum de Saúde
Imagem Destaque
São Paulo – Dirigentes sindicais de todo o país e negociadores do Santander retomam os debates do Fórum de Saúde específico dos funcionários do banco. A reunião ocorre na quinta-feira 26 e terá como tema central o programa Retorne Bem, implantado de forma unilateral pela instituição financeira e alvo de duras críticas do movimento sindical.

Marcelo Gonçalves, funcionário do Santander e diretor executivo do Sindicato, destaca que um dos problemas do programa é o fato de não levar em consideração o estado da pessoa que recebe alta do INSS e a volta ao trabalho. “Em muitos casos, o funcionário é colocado nas mesmas condições de trabalho que o adoeceram. Mesmo mobiliário, mesma rotina e pressão. Situação que pode voltar a comprometer e até agravar sua condição”, afirma o dirigente sindical. “Há vários meses temos apontado esse e outros problemas e para superá-los propusemos ao banco a suspensão do Retorne Bem e, a partir daí, iniciar discussão com o movimento sindical para que o funcionário possa produzir sem comprometer sua saúde.”

Médico – Outra questão a ser debatida é a falta de autonomia do médico do trabalho no que diz respeito ao acolhimento de laudos e exames de outros profissionais de saúde que acompanham o trabalhador. “Se o bancário tem um histórico clínico, tem de ser acatado pelo médico contratado pelo Santander. Há muitas situações em que esses relatórios são praticamente descartados”, destaca o dirigente sindical.

Conquista – O Fórum de Saúde do Santander é uma conquista assegurada no acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Ele é integrado por dirigentes sindicais, cipeiros eleitos e representantes do banco.


Jair Rosa – 25/11/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1