Pular para o conteúdo principal

Santander quer bancários trabalhando no carnaval

Linha fina
Imposição também ocorre na unidade de teleatendimento do Rio de janeiro; banco informou que irá rever situação
Imagem Destaque
São Paulo – Os bancários do Vila Santander, unidade de teleatendimento, estão sendo coagidos a aceitar trabalhar no Carnaval ou a bater metas para poder folgar na segunda e terça-feira do feriado.

O Sindicato questionou e, em resposta o Santander informou que está revendo a situação e dará retorno sobre o assunto.

O banco fez o “convite” aos funcionários que trabalham no regime de oito horas para que escolham comparecer na segunda ou na terça-feira de Carnaval por conta de demandas acumuladas. E que, quem não aceitar ir nesses dias, terá de trabalhar no sábado. Esses funcionários normalmente trabalham de segunda a sexta e folgam nos finais de semana e feriados.

Já os bancários que fazem o regime de seis horas, atendendo contas de pessoa física, foram informados de que aqueles que batessem uma lista de quatro metas diferentes teriam o direito a folgar no feriado. Nessa área, os trabalhadores seguem o regime de escala, mas a proposta do banco para o feriado não foi combinada com eles.

“Muitos desses funcionários também estão na escala para trabalhar no sábado e no domingo desta mesma semana”, relata Maria Rosani, diretora executiva do Sindicato e bancária do Santander.

A mesma situação está ocorrendo na unidade de teleatendimento do banco no Rio de Janeiro. “Os trabalhadores não podem ser obrigados a fazer hora-extra. Folgar nos feriados é um direito e sabemos que esse tipo de coisa nunca é recebida como um convite. O Santander não pode usar de critérios de meritocracia para algo que é um direito, ele tem de cumprir o regime estabelecido”, ressalta a dirigente.

Os bancários podem entrar em contato com o Sindicato para fazer denúncias e se forem penalizados por não aceitar coerção para fazer hora-extra. As denúncias ao Sindicato podem ser feitas pelo 3188-5200 ou pelo site (clique aqui e escolha o setor “site”).


Luana Arrais – 3/2/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1