Pular para o conteúdo principal

Bradesco expõe bancários em ranking

Linha fina
Sindicato cobrou o banco sobre prática proibida na cláusula 36 da Convenção Coletiva de Trabalho
Imagem Destaque
São Paulo – Mesmo proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, a utilização de rankings de performance para expor os trabalhadores continua sendo praticada pelos bancos. Desta vez, foi o Bradesco que desrespeitou a CCT.

Denúncias estão chegando ao Sindicato de diversas regiões de São Paulo. “Têm locais, principalmente agências, que estão divulgando ranking de medição de operações de crédito, expondo os funcionários com os números individuais de cada gerente de pessoa física e jurídica”, diz Marcos do Amaral, o Marquinhos, diretor do Sindicato. A exposição de resultados em rankings é vedada pela cláusula 36 da CCT.

Questionado, o banco informou que seu setor de recursos humanos irá verificar as denúncias e responder ao Sindicato. “Não é novidade a pressão por metas nos bancos e os adoecimentos que resultam disso, mas agora o Bradesco está criando um método de pressionar mais ainda e de forma individualizada, diminuindo o trabalho em equipe nas agências e fortalecendo o ‘cada um pra si e Deus pra todos’”, critica o dirigente.

Marquinhos destaca ainda que como as carteiras de clientes têm perfis muito diferentes, qualquer comparação entre as performances dos gerentes seria injusta.  

Ele lembra que os bancários devem continuar denunciando a prática ao Sindicato, pelo 3188-5200 ou pelo Fale Conosco (escolha o setor “site”).


Luana Arrais – 11/2/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1