Pular para o conteúdo principal

Caixa é punida e passa a perseguir empregados

Linha fina
Ação movida pelo MPT em Araraquara comprova extrapolação de jornada e não pagamento de horas extras; em vez de regularizar situação, direção do banco descomissionou trabalhadores
Imagem Destaque
São Paulo – O caso é da região de Araraquara, interior do estado, mas serve de alerta a todos os empregados da Caixa para que fiquem atentos e denunciem qualquer situação irregular. Naquela localidade, o banco sofreu ação judicial pelo Ministério Público e foi condenado pela 1ª Vara do Trabalho por impor jornada excessiva e não pagar horas extras aos bancários. Em vez de regularizar a situação, a direção da empresa passou a perseguir e a descomissionar diversos gestores nas agências.

“As pessoas são cobradas por metas cada vez mais elevadas e com número cada vez menor de trabalhadores. Isso leva muita gente ao desespero e ao adoecimento. Em vez de punir os administradores, o banco público tem de alterar essa forma de gestão, que se preocupa mais com resultado do que com a condição do bancário”, critica o diretor do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados, Dionísio Reis. “Para evitar sobrecarga e extrapolação de jornada tem de haver mais contratações”, reforça.

O dirigente orienta os bancários a assinalarem todas as horas no Sipon (Sistema de Ponto) e denunciar caso sejam pressionados a extrapolar a jornada e outras irregularidades. As denúncias devem ser encaminhadas pelo Fale Conosco (clique aqui e escolha o setor “site”). O sigilo do denunciante é preservado.


Jair Rosa – 15/2/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1