Pular para o conteúdo principal

Sindicato denuncia desrespeito ao Sipon na Caixa

Linha fina
Em reunião de intermediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, dirigentes sindicais apontam falhas que permitem o trabalho gratuito
Imagem Destaque
São Paulo – A adoção de medidas eficazes para acabar com a excessiva extrapolação de jornada e o trabalho gratuito foram as principais reivindicações de dirigentes do Sindicato e da Apcef-SP a representantes da Caixa Federal em reunião de mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do estado de São Paulo. O encontro para tratar do Sipon (Sistema de Ponto) foi solicitado pelo movimento sindical e ocorreu em 29 de fevereiro.    

Os representantes dos bancários citaram, por exemplo, que o Sipon precisa ser aprimorado, pois permite ao empregado marcar o fim da jornada mas prosseguir trabalhando normalmente. “Como o sistema não ‘cai’, mantendo todos os aplicativos, o empregado acaba trabalhando ‘invisivel’. Muito por conta da demanda dos clientes e das metas crescentes”, afirma o presidente da Apcef-SP, Kardec de Jesus Bezerra.  

Os representantes da Caixa afirmaram que estão sendo tomadas medidas em relação ao sistema de ponto e confirmaram estar em curso um plano de reestruturação para um redimensionamento de pessoal.

“Se a pessoa fica além da jornada praticamente todos os dias é porque a raiz do problema é a falta de trabalhadores. Enquanto a direção da Caixa não entender essa necessidade, os empregados continuarão submetidos à sobrecarga e a um grande risco de adoecimento”, afirma o diretor Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis. ”Além disso, a direção irresponsável da Caixa adotou uma meta de economia de horas extras desde 2012 junto com a redução da media de empregos por agencia.”

Durante a reunião os dirigentes cobraram adoção de um login único para travar todas as operações ao fim do expediente. Uma das maneiras de combater o trabalho gratuito, servindo também para mostrar a intenção da Caixa de manter a legalidade de sua jornada de trabalho.

Os interlocutores da Caixa se comprometeram em apresentar o projeto de reestruturação e como estão os estudos para o login único nas negociações permanentes com a CEE.

Em sua decisão, o superintendente regional do trabalho, Luiz Cláudio Marcolino, determinou que a Caixa suspenda processos disciplinares movido contra trabalhadores e reverta descomissionamentos relacionados ao Sipon.

O SRTE marcou nova reunião para dia 16 de maio.

“É importante que os trabalhadores que se sentirem prejudicados pela política de economia de horas extras denunciem para que possamos cobrar o banco”, orienta Dionísio. 
As denúncias devem ser encaminhadas no Fale Conosco (www.spbancarios.com.br/FaleConosco.aspx), assinalando o setor “site”. O sigilo do denunciante é preservado.


Jair Rosa – 4/3/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1