Pular para o conteúdo principal

Bancários querem extensão de projeto de segurança

Linha fina
Em mesa temática com Fenaban, representantes dos trabalhadores apontam necessidade de agências terem pelo menos dois vigilantes, biombos entre caixas e portas com detector de metais
Imagem Destaque
São Paulo – Durante reunião da mesa temática sobre segurança bancária, realizada entre o grupo de trabalho da Contraf-CUT e a Fenaban na sexta-feira 11, os representantes dos trabalhadores cobraram que o projeto piloto sobre o tema, que foi implantado em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, seja expandido para todo o Brasil.

Implantado após conquista da Campanha 2012, o projeto piloto define que cada agência bancária tenha pelo menos dois vigilantes, biombos entre caixas e a fila, e portas giratórias com detector de metal. A proposta é que ele passe a ser válido em todo o país, garantindo a segurança dos trabalhadores e dos clientes das agências.

“A Fenaban pediu que a proposta passe por uma avaliação jurídica, já que segundo a federação a expansão do projeto exigirá a aprovação de leis estaduais e municipais sobre o tema. Nós concordamos com a avaliação jurídica, mas reforçamos que a expansão da medida é essencial para garantir a segurança da categoria”, relatou o dirigente do Sindicato Jair Alves.

A entidade que representa os bancos apresentou ainda, durante a reunião, os dados sobre roubos a agências bancárias em 2015. Segundo eles, o Brasil teria registrado apenas 394 roubos no ano passado, sendo 208 na região Sudeste. Para os sindicalistas, os números apresentados não condizem com a realidade vivida pela categoria nas agências.

Durante a próxima reunião do Comando Nacional dos Bancários, o grupo de trabalho sobre segurança bancária apresentará os resultados do encontro com a Fenaban e as propostas apresentadas e, em seguida, marcarão outra rodada de negociação com os representantes dos bancos.


William De Lucca – 11/3/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1