Pular para o conteúdo principal

Itaú usa desculpa esfarrapada para demissões

Linha fina
Avaliação de performance é justificativa do banco para desligar trabalhadores de forma indiscriminada
Imagem Destaque
São Paulo – O clima de terror parece fazer parte permanente da rotina dos funcionários do Itaú. Gestores do banco têm promovido uma onda de demissões nas últimas semanas sem justificativa plausível, usando como desculpa a ‘avaliação de performance’ dos trabalhadores.

O Sindicato recebeu diversas denúncias de desligamentos em vários setores como Crédito Consignado no CA Raposo, no Câmbio do CAT e na Compensação do CT, onde os funcionários eram dispensados com a mesma desculpa esfarrapada. A instabilidade tem prejudicado o clima nos locais de trabalho, já que ninguém sabe se tem o emprego garantido ou se pode ser demitido de uma hora para outra.

Para a dirigente sindical e funcionária do Itaú, Valeska Pincovai, o banco tem lucros astronômicos e uma ganância que não tem fim. “Não existe justificativa para estas demissões, pois o funcionário se dedica há anos e, de uma hora para outra, não serve mais, acaba sendo dispensado sem o mínimo respeito, tendo toda a sua vida desestruturada”, critica.

Em contato com o Sindicato, a área de Relações Sindicais do Itaú reafirmou que o banco tem promovido demissões sob a alegação de ‘avaliação de performance insatisfatória’, justificativa que não é aceita pela entidade.

A dirigente diz que há anos o Sindicato questiona o processo de avaliação do Itaú, que discrimina o trabalhador, impõe metas absurdas e cria uma concorrência desnecessária no ambiente de trabalho, prejudicando a saúde física e mental dos bancários. “Queremos que o Itaú nos posicione sobre as demissões e que os funcionários tenham mais qualidade de vida e tenham o mínimo de paz para trabalhar”, finalizou.


William De Lucca – 15/4/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1