Pular para o conteúdo principal

Santander: mudança não pode prejudicar bancário

Linha fina
Em reunião, Sindicato abordou alterações na rotina dos analistas do Atitude Certa, lotados no Vila Santander Paulista; banco afirmou que irá rever qualquer mudança prejudicial aos trabalhadores
Imagem Destaque

São Paulo - Após denúncias recebidas por dirigentes, o Sindicato conseguiu uma reunião junto ao Santander para tratar de questões relacionadas com mudanças na rotina de trabalho dos analistas subordinados ao Atitude Certa, lotados no Vila Santander Paulista.

A primeira questão apresentada aos representantes do banco foi uma denúncia de que analistas, que cumprem jornada de oito horas, ficariam logados ininterruptamente realizando também atendimentos. “Reforçamos que, se o trabalhador fica logado para atendimento no head set por mais de seis horas, está apto a atender qualquer ligação. Portanto, tem que ter direito a pausas para descanso e jornada de seis horas, conforme a NR 17”, diz o dirigente sindical Anderson Pirota.

De acordo com Pirota, o Sindicato cobrou que qualquer inserção de nova atividade nas atribuições deve ser discutida com a representação dos trabalhadores, evitando assim possíveis prejuízos. “Essa operação não pode levar ao controle de pausas para toalete, café, uso do celular pessoal para falar com familiares e, caso ocorra aumento do volume de trabalho, o banco deve realizar mais contratações.”

“Na reunião, o banco se comprometeu a solucionar qualquer problema relacionado com as mudanças no Atitude Certa. Para isso, se verificar qualquer irregularidade, o bancário deve sempre procurar o Sindicato”, relata o dirigente.

Horário – Outro problema abordado foi a questão dos horários de entrada, todos padronizados para 9h sem consulta prévia ou tempo hábil para que os trabalhadores reprogramassem sua rotina.

“Esse tipo de alteração compromete o dia a dia dos bancários, entre eles gestantes, PCDs, universitários e pessoas que moram longe. Não pode acontecer de forma unilateral, de uma hora para outra. Deve ser feita com o conhecimento da representação dos trabalhadores, de forma transparente e tranquila, prestigiando a maior riqueza do banco, seus funcionários”, diz o também dirigente sindical André Bezerra.

O banco informou que a alteração do horário afetou 52 trabalhadores e se comprometeu a solucionar todos os casos em que os funcionários não estiverem de acordo com a mudança.

Denuncie – “Estamos acompanhando a situação do Vila Santander Paulista de perto. Em caso de irregularidades, os bancários devem denunciar ao Sindicato através dos dirigentes André Bezerra, Anderson Pirota e Gilberto Campos, pelo 3188-5200 ou ainda por meio do Fale Conosco (clique aqui e escolha o setor site)”, conclui André Bezerra.


Felipe Rousselet - 18/4/2016
(Atualizado às 16h19 de 19/4/2016)

 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1