Pular para o conteúdo principal

Itaú: feito para desfalcar você

Linha fina
Sem explicar os motivos, banco está descontando dos empregados afastados por motivo de saúde valores muito maiores que o devido; Sindicato está acionando Justiça caso a caso
Imagem Destaque
São Paulo – Muitos bancários estão sendo prejudicados por desfalques incorretos promovidos pelo Itaú em suas contas salário. Os afetados estavam ou estão afastados pelo INSS por motivos relacionados à saúde – doenças ou cirurgias.

Conquista da categoria, a Convenção Coletiva de Trabalho determina que o banco pague ao empregado o adiantamento do auxílio-doença previdenciário ou acidentário enquanto a Previdência Social não creditar o valor devido. O débito deverá ser efetuado pelo banco somente quando o órgão federal pagar o benefício.

Mas muitos bancários estão denunciando ao Sindicato que o Itaú descontou valores muito maiores que o devido, e antes de o INSS liberar o benefício. Um dos funcionários que acionaram o setor jurídico da entidade conta que o banco descontou, de uma vez só, um valor três vezes maior que o concedido pela Previdência.

“O Itaú debitou de uma vez só mais de R$ 10 mil e o meu salário, sendo que eu ainda nem tinha previsão de quando ia receber pelo INSS. Essa brincadeira tem dois meses e está me prejudicando demais. Estou com parcela do apartamento atrasada, juros do cartão comendo. Eu considero que estão me roubando” desabafa o bancário.

O Sindicato cobrou uma resposta da direção, que não soube explicar de onde tirou um valor muito acima do devido.

“A área responsável por esses estornos é a Licença, mas ao que parece nem eles sabem o que estão descontando, não acompanham de perto os casos, tem muitos bancários que estão na mesma situação porque o gestor engaveta o processo e não dá andamento no sistema”, afirma o dirigente sindical Maikon Azzi.

“São inúmeros casos, por isso orientamos aos bancários que estão enfrentando o mesmo problema a procurar o Sindicato, que irá acionar o banco na Justiça”, acrescenta Maikon.  


Rodolfo Wrolli - 27/4/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1