Pular para o conteúdo principal

Empregados optaram por continuidade na Funcef

Linha fina
Participantes elegeram Chapa 7, Controle e Resultado, ligada a atuais diretores eleitos do fundo de pensão dos bancários da Caixa; Chapa 5, Funcef pra Gente, apoiada pelo Sindicato, ficou em segundo lugar no estado de São Paulo
Imagem Destaque
São Paulo – A eleição que definiu os novos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Funcef (fundo de pensão dos empregados da Caixa Federal) deu vitória à Chapa 7 Controle e Resultado com 21.275. O processo eleitoral em todo o país ocorreu de 16 a 18 de maio.

Dionísio Reis, diretor do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), avalia que o resultado expressa a vontade dos participantes e assistidos que não querem mudanças na gestão do fundo de pensão, mas alerta: “Os novos conselheiros são aliados dos atuais diretores eleitos, os mesmos que foram contrários à abertura de ação judicial para cobrar da Caixa o pagamento do contencioso judicial para a Funcef”, diz o dirigente. “Para ter ideia, uma das propostas desses novos eleitos nos Conselhos Fiscal e Deliberativo, expressa em seus materiais de divulgação, é acabar com o FRB (Fundo de Revisão de Benefícios) e com o FAB (Fundo de Acumulação de Benefícios). Duas das mais importantes conquistas dos empregados para aumentar o valor da aposentadoria.”

O integrante da CEE destaca ainda que a manutenção desses fundos, a cobrança do contencioso, o fim do voto de Minerva, aprovadas em Conecefs (Congressos Nacionais dos Empregados da Caixa) para a Funcef, integraram a plataforma da Chapa 5, Funcef Pra Gente – que teve apoio do Sindicato – e que contabilizou 8.989 votos em todo o país.

> Conselheiros eleitos na Funcef

Valter San Martin, diretor do Sindicato que disputou a vaga de conselheiro fiscal pela Chapa 5, ressalta o número expressivo de votantes, que totalizou 70.815 (52,4% dos 135.202 entre assistidos e participantes aptos a votar), demostrando o grande interesse dos trabalhadores em relação à condução do fundo de pensão. O dirigente sindical agradece os votos e manda um recado: “Vamos lutar para que os empregados da ativa e aposentados não sejam prejudicados em seus direitos na Funcef”.

Votação em São Paulo – Especificamente no estado de São Paulo, o resultado foi o seguinte: a Chapa 7 Controle e Resultado teve 4.132 votos, seguida pela Chapa 5 Funcef pra Gente, com  2.420 votos. Depois vieram a Chapa 6 SOS Funcef Quem Mexeu no meu Dinheiro?, 2.404; Chapa 1 Auditores de Olho na Funcef, 1.242; Chapa 2 Gestão e Participação, 952; Chapa 4 Independência e Conhecimento na Funcef, 378; e Chapa 3 Reage Funcef, 84 votos. Foram registrados ainda 186 votos em branco e 51 nulos.


Jair Rosa - 19/5/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1