Pular para o conteúdo principal

Fenaban retoma pesquisa à revelia da categoria

Linha fina
Sindicato recebeu denúncias sobre abusos na etapa qualitativa da consulta sobre saúde e cobra sua suspensão; medida desrespeita negociação sobre condições de trabalho
Imagem Destaque
São Paulo – Após realizar etapa quantitativa, a federação dos bancos (Fenaban) iniciou a fase qualitativa, com entrevistas pessoais de bancários, da pesquisa Saúde e Bem Estar. O Sindicato recebeu denúncias de abusos e constrangimento de trabalhadores durante as entrevistas e cobra a imediata suspensão da consulta. Além disso, a pesquisa desrespeita mesa de negociação sobre condições de trabalho.

> Fenaban faz pesquisa de saúde à revelia da categoria

“Novamente a Fenaban desrespeita os trabalhadores. Necessariamente, antes de ser aplicada, a pesquisa teria de ser debatida com os dirigentes sindicais. São eles que têm contato diário com o duro cotidiano dos bancários em agências e departamentos”, critica o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Dionísio Reis.

“Recebemos, por meio dos dirigentes, denúncias de constrangimento de bancários durante entrevistas, nas quais trabalhadores que tiveram problemas de saúde decorrentes da atividade profissional foram expostos na frente dos colegas. O constrangimento público é um dos fatores que leva ao adoecimento. Se o Sindicato tivesse participação na consulta, jamais permitiria esse tipo de situação”, acrescenta o dirigente.

Assuma o Controle – Para enfrentar o assédio moral, a sobrecarga de trabalho, a cobrança abusiva por metas e todos os demais fatores que levam ao adoecimento, o Sindicato lançou a campanha Assuma o Controle. “Queremos incentivar a denúncia das situações que afetam a saúde do bancário. Além disso, queremos que os trabalhadores também proponham soluções. É preciso interferir na gestão e influenciar o ambiente de trabalho. É essa conscientização que buscamos com a campanha”, explica Dionísio.

“É de extrema importância o bancário ter consciência de que a única forma segura de fazer denúncias sobre problemas no local de trabalho é sempre por meio dos canais do Sindicato. Nunca, em hipótese nenhuma, via canais internos dos bancos. Eles não oferecem garantia do anonimato do denunciante”, enfatiza o diretor do Sindicato.  

Para denunciar situações prejudiciais a sua saúde no local de trabalho, o bancário deve procurar o Sindicato por meio dos dirigentes, pelo 3188-5200, ou ainda o canal de denúncias Assuma o Controle (clique aqui). O sigilo é garantido.


Felipe Rousselet – 30/5/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1