Pular para o conteúdo principal

Suposto 171 quebra vidro de agência do Santander

Linha fina
Sindicato impediu abertura do local, palco de suspeita de estelionato, enquanto não apresentasse condições adequadas de segurança
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato visitou na segunda-feira 30 agência do Santander que foi palco de suposta tentativa de estelionato (artigo 171 do código penal) para certificar-se de que o local não funcionaria enquanto não apresentasse condições adequadas de segurança.

Na tentativa de fuga, o suspeito arrebentou o vidro da porta. A Lei de Segurança Bancária (7.102/83) impede o funcionamento de agência sem as medidas de segurança previamente aprovadas pela Polícia Federal.  

A abertura da unidade foi impedida pelo Sindicato, que acionou o RH do banco para cobrar a reposição do vidro e a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O banco deu retorno e por volta do 12h um vidro novo já tinha sido instalado.

A CAT é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho como uma doença ocupacional. O atestado serve também para fazer o nexo entre um incidente ocorrido durante a jornada laboral e o desenvolvimento de uma doença futura, como uma sequela pós-traumática, comum em trabalhadores que presenciaram ou foram vítimas de crime bancário.

“Fizemos uma reunião com os bancários da agência para explicar a importância do documento. Cobramos da gerência a disponibilização do Boletim de Ocorrência para que os funcionários possam dar encaminhamento à CAT no RH do banco”, informa a dirigente sindical Wanessa de Queiroz.

O banco é obrigado a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados – mesmo que não haja afastamento das atividades –, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. O empregador que não informar o acidente de trabalho dentro do prazo legal estará sujeito a aplicação de multa.

Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador poderá efetivar o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa.

O suposto golpe – Na sexta-feira 27, um indivíduo se passando por cliente foi até a agência localizada na Avenida Angélica, em Higienópolis, para se cadastrar no sistema de biometria. A gerente solicitou seu RG para confirmar as informações de cadastro e constatou que ele tentava se passar por outro correntista. A Polícia Militar foi acionada. Ao ser abordado, o homem tentou fugir.  Na tentativa de fuga, ele arrebentou a porta da agência e foi detido. Ninguém ficou ferido além do próprio suspeito de estelionato.  


Rodolfo Wrolli – 30/5/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1