Pular para o conteúdo principal

Sem respostas, Santander desrespeita trabalhadores

Linha fina
Mesmo de posse da pauta há 19 dias, banco não apresentou nenhum retorno às reinvindicações dos trabalhadores para renovação do acordo aditivo
Imagem Destaque
São Paulo – Chegar à mesa de negociação do Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sem nenhuma resposta às reivindicações dos trabalhadores. Esta foi a lamentável postura adotada pelo Santander na segunda rodada de negociações, realizada na quarta-feira 1.

“É um total desrespeito com os trabalhadores. O banco já recebeu a pauta de reivindicações há 19 dias. Seus representantes ainda tentaram justificar a ausência de respostas com ‘problemas internos’, mas é um absurdo que uma instituição como o Santander venha para uma mesa de negociação sem o mínimo preparo para debater as questões levantadas pelos bancários”, critica a diretora executiva do Sindicato e coordenadora da COE Santander (Comissão de Organização dos Empregados), Maria Rosani.

“Essa pauta não é novidade. A maioria das reivindicações já foi debatida no Comitê de Relações Trabalhistas. Apresentamos questões importantes como a melhoria das condições de trabalho, revisão da política de metas e avaliação de desempenho, licença remunerada para a mulher vítima de violência, empréstimo de férias parcelado, mudanças nas regras do convênio médico, entre outras. O banco não pode tratar tais temas com indiferença”, acrescenta o diretor do Sindicato e presidente da Afubesp, Camilo Fernandes dos Santos.

Para os dirigentes sindicais, apesar da postura desrespeitosa do Santander, a segunda rodada de negociações foi importante para fazer a defesa e destacar a importância de cada uma das cláusulas propostas para a renovação do acordo. “Pelo que o Brasil representa para o lucro mundial do Santander, cobramos que os bancários brasileiros tenham o mesmo respeito e valorização que os trabalhadores da matriz do banco, na Espanha”, enfatiza Rosani.

Nova rodada de negociação está marcada para 8 de junho. “Esperamos que, dessa vez, o Santander finalmente apresente respostas concretas e positivas para as justas reivindicações dos funcionários”, conclui a coordenadora da COE Santander.


Felipe Rousselet – 2/6/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1