Pular para o conteúdo principal

Luiz Gushiken vira nome de avenida em Jundiaí

Linha fina
Câmara Municipal da cidade do interior do estado aprovou mudança de nome da, agora, antiga Alameda Cesp; São Paulo já tem a sua desde setembro de 2014
Imagem Destaque
São Paulo - Há tempos, o vereador de Jundiaí, no interior paulista, Paulo Malerba (PT) vinha buscando uma maneira de homenagear Luiz Gushiken, como forma de resgatar e perpetuar em Jundiaí sua trajetória de luta sindical e política. Nesta terça-feira 14, foi aprovada pela Câmara Municipal o Projeto de Lei 12.048/2016, que denomina a “Avenida Luiz Gushiken” a antiga Alameda Cesp.

São Paulo já tem a sua Avenida Luiz Gushiken, inaugurada em setembro de 2014 na zona sul.

> Haddad inaugura Avenida Luiz Gushiken  

Luiz Gushiken foi um combativo militante das causas sociais e um dos principais articuladores do movimento sindical contemporâneo no Brasil. Fundador da CUT e do PT, ex-presidente do Sindicato, também participou da fundação do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região.

Luiz Guishiken - Filho de imigrantes japoneses de Okinawa, Luiz Gushiken nasceu na cidade de Osvaldo Cruz, em São Paulo. Ainda jovem, mudou-se para a capital paulista e começou a trabalhar como escriturário no Banco do Estado de São Paulo (Banespa), onde permaneceu de 1970 até 1999.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Gushiken foi militante da tendência Liberdade e Luta (conhecida como “Libelu”), braço estudantil da trotskista Organização Socialista Internacionalista (OSI). Com posicionamentos à frente de seu tempo, sua inteligência e capacidade de articulação inspiraram incontável número de militantes, tornando-se um dos grandes líderes políticos e sindicais dos anos 1970 e 1980.

Teve intensa participação política na resistência à ditadura militar, inserindo a luta por liberdades democráticas na pauta das entidades sindicais e mobilizando-as no movimento das “Diretas Já”.

Presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1984 a 1986, e apoiou a criação de uma entidade de classe de bancários em nossa cidade, a então “Associação Profissional dos Bancários de Jundiaí e Região”, cuja primeira diretoria, eleita em 25 de abril de 1986, era composta por Regina (América do Sul), Bete (Nossa Caixa), Neize (Bradesco), Vera (Meridional), Cida (Bandeirantes), Márcia (Econômico), Eliana (BB), Celso (Mercantil de São Paulo), Duran (Bradesco), Cortezani (Banespa), Tacão (Banespa), Nilton (Banespa) e Mauro (Noroeste), e tinha Roberto Rodrigues (Meridional) como presidente.

Luiz Gushiken organizou greves históricas que trouxeram novos padrões de respeitabilidade e de direitos para a categoria bancária. Foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT), que presidiu nacionalmente entre 1988 e 1990.

Deputado federal por três legislaturas, sendo a primeira durante a Assembleia Constituinte de 1987, foi, ainda, ministro da Secretaria de Comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após ser injustamente acusado pela mídia, que publicou informações mentirosas a seu respeito, Luiz Gushiken foi inocentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos, faleceu em consequência de um câncer, contra o qual lutava desde 2002. Era casado com Elisabeth Gushiken, e pai de Guilherme, Artur e Helena.

Sua experiência política foi fortemente marcada pela defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores, pela perseverança na combatividade sindical e pela defesa da democracia e da justiça social. Personalidade ímpar para o Estado brasileiro e para nossa sociedade, a trajetória de Luiz Gushiken continua motivando novas gerações.


Seeb Jundiaí, com edição da Redação - 15/6/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1