Pular para o conteúdo principal

Grupos debatem pauta específica do BB

Linha fina
Remuneração, saúde, organização do movimento, sistema financeiro e previdência foram os temas
Imagem Destaque
São Paulo - Os 323 delegados (212 homens e 111 mulheres) presentes no 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil foram divididos em cinco grupos, neste sábado 18, para debater a pauta específica, que será apresentada e aprovada em plenária final neste domingo 19.  Os temas dos grupos foram remuneração, saúde, organização do movimento, sistema financeiro nacional e previdência.

Grupo 1 – Remuneração e condições de trabalho
Na questão de remuneração, os bancários debateram a unidade da categoria na política de aumento real de salários, com o índice a ser retirado na Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá de 29 a 31 de julho.

Também discutiram a necessidade de um plano de carreira e remuneração melhor do que já existe hoje no Banco do Brasil, com aumento nas promoções por mérito e com inclusão de escriturários.

Segundo o coordenador do grupo e diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi as discussões também se estenderam sobre a necessidade de negociar com o banco as questões específicas, que incluem várias funções, desde assistentes, gerentes, supervisores, ficais, engenheiros e arquitetos.

“Nas condições de trabalho, nós discutimos a necessidade de dar melhoria no combate ao assédio moral, contra as práticas antissindicais, comissionamento e descomissionamento, além do respeito à jornada de trabalho. No que se refere às mulheres, reivindicamos que os 15 minutos, fora do período de trabalho, sejam inseridos na jornada, e remunerados. Também debatemos questões relacionadas ao atendimento, agências digitais e inovações tecnológicas”, destacou.

Grupo 2 – Cassi/ Saúde Pública e Suplementar
Entre as propostas do grupo está a realização de um fórum nacional sobre saúde, tendo como sugestão de data um dia antes do congresso dos funcionários. Os delegados e delegadas discutiram o grande número de bancários adoecidos e a importância do fortalecimento do modelo assistencial de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com a ampliação de cobertura de déficit da Cassi pelo Banco do Brasil.

Os bancários também querem um serviço de prevenção mais completo, uma das demandas é melhorar a eficiência do Exame Periódico de Saúde (EPS), além de mais autonomia na estrutura do SESMT.

Aumentar o número de ausências permitidas de todos os funcionários e das pessoas com deficiência (PCD) foi consenso no grupo. Os bancários destacaram que cadeirantes, ou mesmo funcionários que usam próteses, necessitam de tempo para fazer a manutenção dos equipamentos.

O coordenador do grupo e dirigente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho, avaliou de forma extremamente positiva o debate dos funcionários.  “No âmbito geral a discussão foi boa e acalorada sobre o modelo de gestão da Cassi, com indicações fortes sobre o modelo de estratégia de saúde da família. Levaremos menos de dez itens à plenária geral deste domingo, o que demonstra consenso sobre a importância e os problemas enfrentados sobre o tema saúde”, reforçou.

Grupo 3 – Organização do Movimento
Também houve consenso nas discussões do grupo sobre organização do movimento, reafirmando a importância da campanha nacional unificada na garantia e ampliação de direitos da categoria bancária.

Entre as bandeiras de luta, os bancários e bancárias do Banco do Brasil discutiram a intensificação das mobilizações contra os projetos de lei 4918 (Estatuto das Estatais) e 268 (Fundos de Pensão), além das cobranças por melhorias nas condições de trabalho, no plano de carreira e renumeração.

O grupo também destacou o fortalecimento do papel da comissão de empresa junto à direção do Banco do Brasil, que já soma grandes conquistas no último período.

“O debate foi bastante produtivo, conduzido de forma democrática, com uma grande participação dos bancários e bancárias de base. Temos certeza que a construção da nossa minuta de reivindicações realmente vai dialogar com o dia a dia dos trabalhadores do BB, para que se mobilizem e resistam às ameaças que estão surgindo no horizonte”, avaliou Rodrigo Franco Leite, coordenador do grupo e diretor da Fetec/SP.

Grupo 4 – Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional
O destaque principal do grupo que discutiu o papel do Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional foi o resgate social do banco público, com ênfase na defesa da democracia e das empresas públicas, além da importância do seu papel como fomentador de desenvolvimento.

“Estamos construindo uma pauta de reivindicações através de intensos debates e com a participação coletiva dos funcionários do BB. A expectativa é a de fortalecermos a unidade da categoria para a campanha nacional de 2016”, afirmou Sandra Trajano, coordenadora do grupo e dirigente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Grupo 5 – Previ, Previdência Pública e Previdência Complementar
Após o debate em grupo, os funcionários do Banco do Brasil entraram em consenso para a construção da pauta de reivindicações sobre a Previ, Previdência Pública e Previdência Complementar, entre elas estão a instalação de uma mesa de negociação com o banco sobre o Economus (Instituto de Seguridade Social da Nossa Caixa); a luta contra o PLP 268 (Fundos de Pensão);  contra a reforma da Previdência em elaboração pelo governo Temer;  e por uma Previdência Pública, Solidaria e Universal,  que garanta aposentadoria integral a todos os trabalhadores.

Segundo o coordenador do grupo e dirigente do Sindicato, João Fukunaga, os fundos de pensão com déficit têm de apresentar proposta de equacionamento até dezembro deste ano, para ser aplicada a partir de 2017. Estabelece ainda,  que essa conta deve ser dividida entre o participante e o patrocinador. “No Economus, as diretorias – que têm responsabilidade pela gestão – são todas indicadas pelo BB e, antigamente, pela Nossa Caixa. E essa situação deficitária só está sendo exposta devido a uma obrigação legal. Estamos reivindicando que os participantes sejam os únicos beneficiários”, concluiu.


Rede Nacional de Comunicação dos Bancários - 18/6/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1