Pular para o conteúdo principal

Trabalhador campeão inspira mostra do Sindicato

Linha fina
Adhemar Ferreira da Silva é homenageado na premiação das melhores fotos sobre o tema Esporte em Cada Canto
Imagem Destaque
São Paulo – Se o tema é esporte, nada mais justo que homenagear um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos: Adhemar Ferreira da Silva. Em ano de Olímpiadas no Brasil, as imagens da 2ª Mostra Fotográfica do Sindicato terão como inspiração o mote Esporte em Cada Canto. E o primeiro bicampeão olímpico em salto triplo do país vai emprestar seu nome à premiação. As três melhores imagens –  que devem ser enviadas até 17 de agosto para [email protected] – ganham: uma câmera digital semi-profissional Canon, para o primeiro lugar, um tablet Samsung Galaxy Tab E, para o segundo, e uma bicicleta para o terceiro colocado.

Uma comissão composta por integrantes da Secretaria Cultural do Sindicato, jornalistas e fotógrafos escolherão as 30 melhores imagens que serão expostas no saguão do Edifício Martinelli, sede do Sindicato. Depois, 12 serão selecionadas e irão para o site e Facebook do Sindicato para votação pelo público. As três escolhidas via “curtidas” no Face, entre 19 e 25 de agosto serão premiadas na Festa do Chope, em 26 de agosto, durante as comemorações do Dia do Bancário (28 de agosto).

O campeão – Adhemar Ferreira da Silva nasceu em 29 de setembro de 1927, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Filho de um ferroviário e de uma cozinheira começou a trabalhar cedo para ajudar nas despesas domésticas e pisou pela primeira vez em uma pista de atletismo quando já tinha 18 anos. Apesar das dificuldades financeiras no intervalo do trabalho, treinava na hora do almoço. Sua primeira competição foi o Troféu Brasil em 1947, obtendo a marca de 13,05 metros.

Foi recordista sul-americano e mundial do salto triplo. Representou o Brasil nas Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia, em 1952, quando conquistou a medalha de ouro. Numa mesma tarde bateu quatro vezes o recorde olímpico, chegando a saltar 16m22, marca que supera em 21 cm o recorde anterior. Foi pentacampeão sul americano e tricampeão pan-americano (1951, 1955 e 1959). Em 1956, em Melbourne, na Austrália, ficou outra vez com o ouro e estabeleceu novo recorde de 16m35.

Em Helsinque, também passou para a história como o primeiro atleta a dar uma volta olímpica na pista, para ser aplaudido de perto pelo público.

Adhemar foi atleta do São Paulo Futebol Clube – e tem seus dois recordes mundiais imortalizados nas duas estrelas amarelas colocadas acima do distintivo do clube – e do Clube de Regatas Vasco da Gama. Morreu em São Paulo em 12 de janeiro de 2001, mas sua história segue imortal, inclusive marcada no Hall da Fama do atletismo em 2012, único brasileiro a conquistar esse feito.

Regras da mostra – Para participar da 2ª Mostra Fotográfica do Sindicato basta ser sindicalizado ou se tornar associado. Dependentes de 1º grau (filhos e cônjugue) também podem. Serão aceitas até três fotos por participante e elas devem ter resolução de 150 dpi, 20 mega e extensão em JPG.

Além das imagens, também deve ser enviado para o [email protected] a autorização do uso de imagem (clique para ler o termo e o regulamento).


Cláudia Motta com informações do e-biografias.net e Wikipedia - 20/7/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1