Pular para o conteúdo principal

Delegados da Caixa mobilizados para Dia de Luta

Linha fina
Em reunião preparatória, eles discutiram estratégias e apresentaram propostas para os protestos que ocorrerão em todo o país no dia 3 de agosto, pela manutenção do banco público e contra a retirada de direitos dos empregados
Imagem Destaque
São Paulo – Os delegados sindicais recém-eleitos da Caixa Federal reuniram-se no Sindicato, na terça-feira 26, para discutir estratégias de mobilização para o Dia Nacional de Luta, que ocorrerá na quarta-feira 3. Os protestos em todo o país são contra a retirada de direitos dos empregados e pela manutenção do caráter 100% público do banco, ameaçado pelo governo interino de Michel Temer.

> Empregados da Caixa organizam protesto nacional

Entre os problemas enfrentados estão as medidas que levam à extinção da função de caixa (com a substituição por ‘caixas minuto’, ou seja, bancários que exercem essa função por alguns momentos da jornada); ameaça à retirada do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor; situação dos tesoureiros que, antes subordinados à Giret (gerência de retaguarda), agora são lotados nas agências e passaram a responder aos gerentes-gerais dessas unidades, assumindo atribuições que não são do cargo; e condições precárias de trabalho nas agências, com a falta de pessoal.

> Função de caixa está sendo extinta na Caixa Federal
> Tesoureiro vira “polvo” na Caixa Federal
> Caixa impõe "escravos de Jó" a empregados

Os delegados apresentaram propostas para o dia de luta, como paralisar ou retardar a abertura de agências e concentrações e divulgar material para a população, alertando clientes e usuários da Caixa sobre a tentativa de privatização do banco e os prejuízos que isso causa ao país.

Risco de inanição para bancos públicos sob Temer
> Vídeo: A importância dos bancos públicos

O dirigente sindical Danilo Perez destaca que a participação dos funcionários é essencial para barrar ameaças. “Diante desse quadro perverso de perdas de direitos, não só dentro da Caixa, mas de toda a classe trabalhadora, a mobilização é fundamental. E os delegados, que organizam a luta nos locais de trabalho, têm papel muito importante nisso”.

Ele lembra que as unidades da Caixa que ainda não têm delegados podem escolher o seu no processo de eleição complementar, e a inscrição de candidatos vai até dia 29.


Leia mais 
> Eleição complementar para delegados na Caixa 


Redação – 26/7/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1