Pular para o conteúdo principal

Bancários tomam as ruas do Centro Velho

Linha fina
Com energia e irreverência, trabalhadores lançaram Campanha Nacional Unificada 2016 na capital paulista; contra retirada de direitos, por aumento real e melhores condições de trabalho só a luta te garante
Imagem Destaque
São Paulo – De um lado, flores representando os direitos e a luta histórica dos bancários. De outro, enormes gafanhotos simbolizando a ganância dos banqueiros, que sem dó nem piedade demitem e não valorizam os trabalhadores. Tudo em nome do lucro a qualquer custo. Desta forma, o Sindicato, com entidades representativas dos bancários do interior de São Paulo e de várias partes do país, além de dirigentes de outras categorias, lançou a Campanha Nacional Unificada 2016.

> Fotos: galeria com as imagens do lançamento
> Vídeo: lançamento reforça que só a luta te garante

A tradicional passeata atravessou as ruas do Centro Velho da capital paulista, na terça-feira 9, com muita animação e disposição para a luta. “Nossa campanha está muito bonita. Nosso mote, só a luta te garante, ficou muito bom. Tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Acabamos de entregar a pauta para a Fenaban. E, como sempre, as instituições financeiras falam em crise. Mas nós sabemos que a crise não afetou os bancos. Então, ela não pode atingir os bancários”, destacou a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

> Fenaban já está com a pauta dos bancários
> Específicas: já entregue na Caixa; no BB é dia 11

Para deixar o lançamento da Campanha Nacional Unificada ainda mais animado, os dirigentes do Sindicato prepararam um flash mob, realizado em frente de algumas agências bancárias, ao som de uma paródia da música Baile de Favela (veja abaixo a letra). A apresentação surpreendeu a todos ao mostrar que, além de craques na luta pelos direitos da categoria, os dirigentes bancários também arrebentam no funk.
“Essa luta, com toda essa alegria que vemos aqui hoje, é para dizer que não vamos aceitar que retirem nossos direitos. Teremos que avançar na Campanha Nacional dos bancários, mas também fazer uma luta conjunta com outras categorias para não deixar que retirem, por exemplo, nossa CLT, o fundo de garantia e a aposentadoria”, disse a secretária-geral do Sindicato, Ivone Maria.

“A retirada de direitos é contra todos os trabalhadores. Não podemos ficar isolados, fazer nossa campanha sozinhos. Quanta mais unificarmos nossas forças, mais rápido chegaremos aos resultados que desejamos. Vamos derrotar o governo e vamos derrotar os banqueiros”, acrescentou o ex-presidente do Sindicato Luiz Cláudio Marcolino.

Dinheiro não falta – Reajuste de 14,78% com aumento real de 5% para os salários, piso, PLR e vales maiores, fim das demissões, mais contratações, fim do assédio moral e das metas abusivas. Essas são algumas das reivindicações que compõem a pauta dos bancários.

Segundo levantamento da consultoria Economatica, entre 300 setores pesquisados no país, o setor bancário foi o que mais lucrou no primeiro trimestre de 2016, quando 21 instituições financeiras juntas embolsaram R$ 14,3 bilhões. “Para banco não tem essa de crise. Faturam bilhões e, na hora de cobrar metas da gente, não lembram da crise”, pontuou uma das bancárias que acompanhava o lançamento da Campanha.

“Para os bancários, nosso recado é que só a luta te garante. Não é ficando acomodado, com medo, que vamos garantir nossos empregos, salários e direitos. É indo para luta que vamos assegurar tudo isso”, conclama Juvandia.

 
Felipe Rousselet – 9/8/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1