Pular para o conteúdo principal

Sindicato cobra e Itaú creditará verbas desfalcadas

Linha fina
RH havia descontado adicional noturno de funcionários do Centro Tecnológico afastados com atestado médico; verba complementa salário e por isso não pode ser subtraída
Imagem Destaque
São Paulo – Após cobrança do Sindicato, o Itaú informou que vai creditar os valores subtraídos das verbas salariais de bancários que se afastaram por motivo de saúde e têm atestado médico. O banco havia descontado o valor referente ao adicional noturno de funcionários do Centro Tecnológico. O crédito será feito em setembro. 

> RH do Itaú volta a atazanar a vida de bancários

Não há na legislação previsão de desconto específico do adicional noturno. Essa verba compõe a remuneração do trabalhador, por isso não pode ser descontada se a falta é justificada pelo atestado médico.

“O desconto dos adicionais é mais um caso de desrespeito aos direitos dos trabalhadores da madrugada do polo”, critica Wagner Fantini, dirigente sindical e bancário do Itaú.

Calvário – Não é a primeira implicância do RH do banco relacionada a atestados médicos. Desde primeiro de agosto, laudos clínicos de afastamento, de um a quatro dias, devem ser entregues ao gestor em até três dias a contar da sua data de emissão. Já para atestados com afastamento igual ou superior a cinco dias, o trabalhador deve passar por “Avaliação Clínica Complementar”, realizada nos polos administrativos do banco, no prazo de três dias a contar da data de emissão.

> Itaú muda regras para entrega de atestado médico

Bancários de vários centros administrativos também reclamam de um verdadeiro calvário no encaminhamento de atestado médico. Alguns afastados chegaram a receber telegrama de abandono de emprego e por isso foram demitidos por justa causa.

Leia mais
> Itaú detona saúde, paz e o dinheiro dos bancários


Redação – 15/8/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1