Pular para o conteúdo principal

BB atrasa repasse do imposto sindical

Linha fina
Sindicato ainda não recebeu dados nem valores descontados dos trabalhadores e cobra o banco
Imagem Destaque
São Paulo – O Banco do Brasil não repassou ao Sindicato os recursos descontados dos bancários via imposto sindical. Além disso, o sistema é alimentado com dados fornecidos pelos bancos, mas o BB não incluiu as informações de vários trabalhadores. Diante disso, a entidade não tem como devolver a parte que lhe cabe da taxa, aos trabalhadores que solicitaram o reembolso.

O Sindicato entrou em contato com o banco e enviou e-mail em 27 de junho cobrando o crédito. Como a situação não foi resolvida, o Sindicato enviou correspondência extra-judicial à direção do BB, em Brasília, no dia 12 de agosto.

“Vários bancários do BB entraram em contato e faremos o reembolso assim que o valor chegar ao Sindicato. Temos certeza que teremos uma solução porque está previsto em lei e o BB não poderá descumprir”, afirma Ernesto Izumi, diretor executivo do Sindicato.

Entenda – Este ano, os bancários com cadastro ativo no Sindicato tiveram entre os dias 21 e 30 de junho para solicitar a devolução.

Por defender que a manutenção da entidade deve ser feita com recursos discutidos e aprovados em assembleia e com a mensalidade associativa, desde 2005 o Sindicato devolve a parte que lhe cabe do imposto (60%).

Antes disso, os trabalhadores não pagaram o imposto por uma década graças a uma liminar do Sindicato que foi derrubada pela Justiça.

O imposto sindical é determinado por lei e corresponde ao desconto de um dia de trabalho. Os 40% restantes são distribuídos para o Ministério do Trabalho (10%), centrais sindicais (10%), confederações (5%) e federações (15%).


Redação - 18/8/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1