Pular para o conteúdo principal

Contra assédio, Sindicato atrasa abertura de agência

Linha fina
Bancários denunciaram que gestora de uma unidade do Santander, na zona leste de São Paulo, cobra metas de forma abusiva e estimula desavenças entre funcionários
Imagem Destaque
São Paulo – O assédio moral é um problema sério e frequente nos bancos. Bancários submetidos a abusos podem ter sua saúde mental gravemente comprometida. Portanto, quando trabalhadores denunciam humilhações e constrangimentos por parte de gestores, é necessário intervir. Foi o que aconteceu em uma agência do Santander localizada no bairro da Água Rasa, Rua Siqueira Bueno, zona leste de São Paulo. Após denúncias sobre o comportamento abusivo de uma gestora, o Sindicato realizou um ato, na quinta-feira 25, e retardou a abertura da unidade até as 11h30.

“Constatamos que esta gestora cobrava metas de forma muito abusiva, inclusive estimulando a competição e até mesmo desavenças entre os bancários. Um local de trabalho, quando imerso neste clima de todos contra todos, torna-se um ambiente muito propício ao adoecimento. Alguns funcionários da agência já estão tomando remédios devido à tamanha pressão”, relata a dirigente sindical e funcionária do Santander Ana Marta Lima.

“Diante dessa situação, nos reunimos com os bancários e retardamos a abertura da agência. O superintendente responsável pela unidade se comprometeu a averiguar o caso e conversar com a gestora para solucionar essa questão do assédio moral”, acrescenta a dirigente.  

Com a palavra, o presidente – Recentemente, o presidente do Santander no Brasil, Sérgio Rial, enviou carta para todos os funcionários reconhecendo casos de assédio moral no banco e as sérias consequências desses abusos para a saúde dos trabalhadores.

“Tivemos exemplos graves de abuso moral e verbal, com sérias consequências para os funcionários envolvidos. Assédio de qualquer espécie não será tolerado. Esses são alguns casos com o qual me deparei. Estou determinado a acabar com isso na nossa organização”, enfatizou Rial.

“Se o próprio presidente do banco reconheceu a existência do assédio moral e suas graves consequências, manifestando disposição para combatê-lo, os abusos não podem continuar ocorrendo. Caso o Santander não reoriente seus gestores quanto ao tratamento para com os funcionários, e crie mecanismos efetivos para acabar com o assédio, seu presidente estará em uma situação constrangedora. Afinal, a palavra da mais alta chefia no Brasil vale ou não?”, questiona Ana Marta.


Felipe Rousselet - 25/8/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1