Pular para o conteúdo principal

Empregados não se iludem com a Caixa

Linha fina
Banco repassa a trabalhadores comunicado da Fenaban tentando convencer de que proposta rebaixada é boa; índice foi rejeitado por unanimidade em assembleia que também votou greve a partir desta terça
Imagem Destaque
Jair Rosa, Redação Spbancarios
5/9/2016 


São Paulo – A Caixa Federal repassou aos seus empregados comunicado da federação dos bancos (Fenaban) na tentativa de convencê-los de que a proposta econômica para a Campanha 2016 – de 6,5% mais abono de R$ 3 mil – representa ganho real. Tal proposta foi rejeitada por unanimidade por cerca de 1.500 trabalhadores na assembleia de 1º de setembro, quando também foi decidida greve por tempo indeterminado a partir da terça-feira 6.

“Chega a ser insulto aos trabalhadores. Não bastasse essa proposta rebaixada da Fenaban, nas negociações específicas a Caixa negou as reivindicações dos empregados e nem sequer se pronunciou sobre a PLR Social para este ano”, critica o diretor do Sindicato Francisco Pugliesi.

O dirigente sindical reforça a necessidade de participação de todos os segmentos da Caixa para construir forte greve ao lado da categoria. “Os empregados estão mobilizados e dispostos a dar uma sonora resposta à direção da empresa: querem valorização e não aceitam redução de direitos. Consolidada a paralisação em seu local de trabalho, é importante ir para outros e dialogar também com colegas dos demais bancos para que entrem na luta”, orienta.

Outros bancos – Além da Caixa, Santander, Itaú e Bradesco também enviaram comunicados similares aos funcionários. Mas, os 6,5% de reajuste oferecido pela Fenaban para salários, PLR, vales, auxílio-creche/babá, não cobrem sequer a inflação de 9,57% (INPC entre setembro de 2015 a agosto de 2016) e foram rejeitados pelos bancários.

Leia mais
> Bancos querem confundir a categoria  
> Veja as reivindicações da categoria
> Agenda e resultados das negociações 
> Confira orientações para a greve
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1