Pular para o conteúdo principal

Não pra tudo? Então é greve!

Linha fina
Bancários paralisam atividades em todo o país a partir de terça-feira 6 por empregos, aumento real, PLR maior, melhores condições de trabalho; veja orientações e mobilize-se! Só a luta te garante
Imagem Destaque

Jair Rosa, Redação Spbancarios
5/9/2016


São Paulo - Só a luta te garante! Essa é a palavra de ordem da Campanha 2016, que será levada pela categoria às agências e concentrações de todos os bancos a partir desta terça 6, primeiro dia de greve.  

Dez motivos que levaram à greve
> Veja orientações para e participe!

A paralisação por tempo indeterminado foi decidida por unanimidade em assembleia de 1º de setembro, por cerca de 1.500 trabalhadores, e referendada na segunda 5.

> Bancários decidem: vai ter greve  

A mobilização da categoria é resposta à proposta rebaixada da federação dos bancos (Fenaban) de 6,5% para reajustar salários, PLR, vales e auxílios, e abono de R$ 3 mil a ser pago em uma única vez, sem incidência em férias, 13º, FGTS, previdência. Todas as demais reivindicações foram respondidas pelos bancos com um sonoro NÃO.

> Bancos dizem NÃO para os bancários!

“Os bancários trabalham para um dos setores mais lucrativos do país, não aceitaremos perdas para os trabalhadores”, afirma Ivone Maria da Silva, secretária-geral do Sindicato. “Além disso, a defesa do emprego é uma das prioridades da Campanha 2016 e os bancos não apresentaram qualquer proposta para estancar essa sangria que somente entre janeiro a julho extinguiu mais de 7 mil postos de trabalho. Então, é greve!”, reforça a dirigente.

“Esperamos que a Fenaban volte para a mesa de negociação e apresente proposta que possa ser aceita pelos bancários”, diz a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

> Acompanhe a greve pelas redes sociais  

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), o bancário Vagner Freitas, alertou que esta será a primeira greve nacional de uma categoria no governo Michel Temer. “Os bancários têm de estar preparados para um grande enfrentamento. Se há um segmento que não tem do que se queixar é o das instituições financeiras. Mas ninguém se engane, só haverá conquista se houver muita mobilização, com cada trabalhador participando das comissões de esclarecimentos para dialogar com a população sobre a importância dessa luta.”  

Mobilização – Na assembleia dessa segunda os bancários aprovaram a participação no Grito dos Excluídos, protesto no dia 7 de setembro que, em São Paulo, ocorrerá na Praça Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista, a partir das 9h.

Comando de greve – O Comando de Greve, integrado por dirigentes do Sindicato, da Fetec-CUT/SP, da Contraf-CUT, cipeiros, delegados sindicais da Caixa, do BB, e outros bancários que queiram fazer parte, reúne-se às 17h, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), na terça, quinta e na sexta. Nos dias em que houver assembleia, o encontro fica marcado para 16h, na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé).

Leia mais
> Veja as reivindicações da categoria
> Agenda e resultados das negociações

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1