Pular para o conteúdo principal

Bispo defende greve dos bancários

Linha fina
Dom Angélico, emérito de Blumenau, afirmou durante missa na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo, que os banqueiros acumulam fortunas, mas não querem aumentar salários dos bancários
Imagem Destaque

Contraf-CUT, com edição da Redação Spbancarios
9/9/2016


Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito da Diocese de Blumenau, defendeu a greve dos bancários, durante homilia, na missa no Santuário de Aparecida (SP), a qual celebrou no feriado de 7 de setembro, em comemoração à 29ª Romaria dos Trabalhadores e ao 22º Grito dos Excluídos.

Os trabalhadores do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Federal, Itaú, Santander e demais bancos estão parados desde 6 de setembro. A paralisação é resposta à proposta rebaixada da federação dos bancos (Fenaban) de 6,5% para reajustar salários, PLR, vales e auxílios, e abono de R$ 3 mil a ser pago em uma única vez, sem incidência em férias, 13º, FGTS, previdência. Todas  as demais reivindicações, como proteção ao emprego, foram respondidas pelos bancos com um sonoro NÃO.

O Bispo iniciou sua homilia fazendo duras críticas ao sistema capitalista e ao empresariado, “ o sistema capitalista é responsável pela miséria de milhões no mundo. É um sistema explorador e ‘sem-vergonha”, não só no Brasil. A grande crise econômica está em muitos países do mundo, sendo causada pelo sistema capitalista liberal que nos domina”, afirmou.

Dom Angélico também defendeu a greve dos bancários e disse que está do lado dos bancários e dos trabalhadores, “os bancários estão em greve e nós, eu estou apontado para mim aqui, estamos do lado deles, porque os banqueiros acumulam fortunas e quando se trata de aumentar salário é aquela disputa, e fazem com que os bancários entrem em greve”, o Bispo Emérito da Diocese de Blumenau terminou sua citação parabenizando os bancários, “parabéns bancários, vamos lutar ao lado de vocês, porque Jesus está ao lado dos pobres e dos explorados”, concluiu.

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1