Pular para o conteúdo principal

Funcionários do BB cobram VCP na reestruturação

Linha fina
Pagamento de verba para evitar redução de salário é uma das reivindicações específicas da Campanha Nacional Unificada 2016; bancários têm de aumentar a greve para assegurar avanços também para toda categoria
Imagem Destaque
Jair Rosa, Redação Spbancarios
12/9/2016


São Paulo – O termo reestruturação é sinônimo de preocupação entre os trabalhadores. No caso do Banco do Brasil, quando há mudanças em áreas ou departamentos, na maioria das vezes elas ocorrem sem qualquer discussão com o Sindicato e os funcionários envolvidos.

O resultado mais comum é a redução de setores, com o funcionário tendo de procurar outro local para trabalhar. Há casos em que a pessoa, inclusive, chega a perder sua comissão, resultando em redução de até 60% de sua remuneração mensal.

Uma das razões que levam os empregados do Banco do Brasil e engrossar a greve dos bancários – ao lado de colegas do Bradesco, do Itaú, Santander, Caixa e outros – é cobrar da a direção da instituição pública o pagamento da Verba de Caráter Pessoal (VCP) a todos os envolvidos em processos de reestruturação.

O BB pode atender a essa demanda destinando parte do que arrecada, por exemplo, com tarifas. Segundo dados do balanço da instituição financeira no primeiro semestre deste ano, esse indicador apresentou crescimento de 7,6% na comparação com igual período no ano passado, chegando a R$ 11,619 bilhões, montante que cobre em 104% do total de suas despesas com pessoal.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1