Pular para o conteúdo principal

Contingência afronta direito de greve dos bancários

Linha fina
Ao transferir funcionários para outros prédios e distribuir crachás de empresas terceirizadas, bancos tentam desmobilizar movimento da categoria; trabalhadores devem denunciar estas ações ao Sindicato
Imagem Destaque
Felipe Rousselet, Redação Spbancarios
14/9/2016


São Paulo – Em toda greve dos bancários a mesma situação se repete. Na tentativa de desmobilizar os trabalhadores, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e demais bancos transferem departamentos inteiros para prédios de empresas terceirizadas e chegam a distribuir crachás destas instituições aos bancários. Quando não disponibilizam frotas de táxis para o transporte ou mesmo exigem que funcionários cheguem ao local de trabalho nas primeiras horas da madrugada.

O conjunto destas práticas, um ataque direto ao direito constitucional de greve, recebe o nome de contingenciamento.

“Em todas as greves enfrentamos situações de contingenciamento. É um grave ataque aos direitos dos trabalhadores. Por outro lado, quando os bancos acionam esse tipo de estratégia, é sinal de que a greve está forte e incomodando. É exatamente neste momento que temos de reforçar ainda mais a mobilização”, destaca a diretora executiva do Sindicato Marta Soares.

“É importante deixar claro que o trabalhador não é obrigado a participar de contingenciamento em outro local de trabalho, chegar fora do seu horário ou aderir a qualquer estratégia do banco para enfraquecer a greve. Quem faz a greve são os bancários ao lado do Sindicato. Nosso movimento pertence aos trabalhadores e só será bem sucedido com a participação de todos”, acrescenta.

Denuncie – O bancário, que se sentir intimidado, for obrigado a participar de contingenciamento ou sofrer qualquer ameaça de retaliação por participar da greve, deve procurar o Sindicato por meio dos dirigentes, pelo 3188-5200 ou pelo Fale Conosco (clique aqui e escolha o setor "Site"). O sigilo é garantido.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1