Pular para o conteúdo principal

Sindicato participa da Sipat do Banco do Brasil

Linha fina
Movimento sindical luta pela construção de um ambiente de trabalho mais saudável por meio da participação das Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho; 18 mil bancários pediram afastamento pelo INSS em 2013, mais da metade por transtornos mentais
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
20/10/2016


São Paulo – A categoria bancária está entre as que mais sofrem com doenças do trabalho. Principalmente em função do assédio moral e de outras formas de pressão psicológica para que as metas impostas pelos bancos sejam atingidas. Diante dessa realidade, o movimento sindical trabalha na construção de um ambiente de trabalho mais saudável.

Um exemplo disso é a luta para participar da elaboração das Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (Sipats). Nesta semana, esse objetivo foi alcançado no prédio Cenop Imobiliário, do Banco do Brasil, onde, pela primeira vez, o Sindicato ajudou na organização do evento.

Na sexta-feira 21, será realizada palestra com o secretário de Saúde do Sindicato, Dionísio Reis, e a médica e pesquisadora da Fundacentro Maria Maeno, uma das principais especialistas sobre medicina do trabalho no país.

Mais tarde, no mesmo dia, será realizada a palestra show Assuma o Controle, baseada na campanha de mesmo nome promovida pelo Sindicato, que busca combater o assédio moral. A apresentação terá a participação da companhia de teatro Agatá, que abordará o assunto de maneira lúdica, com exemplos da prática intercalados com mensagens de otimismo e reflexão.

“A ideia é conscientizar os bancários a não aceitarem esse tipo de tratamento, mostrando que existem saídas para o problema”, explica Renato Carneiro, dirigente sindical e funcionário do BB. “Reforçamos que o Sindicato possui canais pelos quais os bancários podem denunciar esse tipo de conduta, que, infelizmente, está enraizada em várias unidades bancárias, ocasionando distúrbios mentais e depressivos em muitos colegas trabalho”, acrescenta.

Para denunciar, ligue 3188-5200 ou clique aqui. O Sindicato irá apurar a denúncia e o sigilo do denunciante é absoluto.

Na segunda-feira 17, o Sindicato promoveu palestra com a participação da enfermeira da Cassi Raquel Argondizio SantAna, que falou sobre as LER/Dort, ergonomia, e como prevenir essas doenças por esforço repetitivo.  A participação do Sindicato na organização dessa palestra contou com o apoio de Mario Jorge da Cruz Vital, gerente da Unidade Cassi SP, e Isabel Pizani de Souza, gerente de divisão de atenção à saúde.

No mesmo dia, também foi realizada a palestra show Assuma o Controle, com a participação da trupe Agatá.

Somente em 2013 (ano com as estatísticas mais recentes), mais de 18 mil bancários (18.671) foram afastados, de acordo com dados do INSS, em todo o país. Do total de auxílios-doença concedidos pelo INSS, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e as doenças do sistema nervoso. Isso significa dizer que, de cada dez bancários doentes, cinco são por depressão.

Sipat – A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) é um evento obrigatório nas empresas instaladas no Brasil segundo a legislação trabalhista. Deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) com o objetivo de conscientizar os empregados sobre o tema. Entre as atividades estão palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1