Pular para o conteúdo principal

Vote Chapa 6 para manter solidez da Previ

Linha fina
Sindicato apoia representantes de fato comprometidos com interesses dos participantes do fundo de pensão do Banco do Brasil
Imagem Destaque

São Paulo – Responsável pelo patrimônio previdenciário de quase 200 mil pessoas, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ vem traçando uma trajetória de crescimento. É a manutenção dessa solidez, segundo o diretor executivo do Sindicato e funcionário do BB Ernesto Izumi, que está em jogo nas eleições para os cargos de Administração e Fiscalização e para os conselhos consultivos dos planos de Benefícios 1 e Previ Futuro. O pleito vai até 18h do dia 29 e o Sindicato indica voto na Chapa 6 – Unidade na Previ.

> Sasseron apoia Chapa 6 - Unidade na Previ
> Leia carta de José Ricardo Sasseron sobre a Previ

“É importante que os participantes da ativa e aposentados mantenham a gestão que está dando certo e votem em representantes que de fato defendam os interesses dos trabalhadores. É por isso que o Sindicato apoia a Chapa 6”, diz Ernesto Izumi.

> Veja os integrantes da Chapa 6

O dirigente lembra que, desde 2002, o Previ Futuro rendeu 342% para uma meta atuarial de 280%, ou seja, 22% maior que o esperado. “A Previ vem com boa gestão, aumentou a governança corporativa e rendeu acima da meta atuarial nos últimos 10 anos, graças à participação dos funcionários na administração, apoiados pelos seus sindicatos, entidades de aposentados e associações de funcionários. É importante manter essa direção.”

Entre as propostas da Chapa 6 está a criação de um novo benefício com contribuições do banco baseadas na PLR, para ambos os planos (Previ 1 e Previ Futuro). “Ninguém leva os rendimentos da PLR para a aposentadoria, mas com a nova contribuição, as aposentadorias poderão até ser maiores que os salários da ativa”, explica Ernesto.

Previ Futuro – Para o plano Previ Futuro, a Chapa 6 defende o resgate das contribuições patronais. Hoje, o direito às patronais só é permitido por meio da portabilidade – ou seja, quando o participante migra para outro fundo de pensão – ou para pagar dívidas com a própria Previ. “Isso é injusto, as pessoas têm de poder resgatar o volume de recursos que quiserem. Claro que preservando o benefício de risco, que é o fundo solidário que custeia necessidades de trabalhadores inválidos para o trabalho ou pensionistas.”

Propõe também a redução ainda maior da taxa administrativa, que já caiu de 5% para 4%, e da taxa de risco. “Essas reduções seriam revertidas para os planos que, com a boa gestão que a Previ demonstrou nos últimos 10 anos, vão garantir aposentadoria melhor. O Previ Futuro é um bom plano, onde a contribuição paritária de 7% pode chegar a 17% e as projeções técnicas de evolução média dos salários, idade de entrada e saída do banco e tempo de contribuição pelo INSS indicam soma de benefícios, oficial e Previ, superior ao salário da ativa”, explica o dirigente.

Previ 1 – Para o Plano de Benefícios 1 a Chapa 6 propõe, entre outras coisas, aumentar o teto de benefícios, que hoje é de 90%, para 100%; criar um teto de benefícios correspondente ao salário de um diretor do banco; reduzir o valor da parcela Previ que é utilizada nos cálculos e, assim, aumentar o benefício; e incorporar o BET (Benefício Especial Temporário) como permanente.

Leia mais
> Confira todas as propostas no site da Chapa 6
> Veja nota da Contraf-CUT em favor da Chapa 6
> Leia artigo de William Mendes indicando voto na Unidade na Previ


Andréa Souza Pontes - 23/5/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1