Notícias

 

Sindicato conquista adicional no HSBC

TRT reverteu decisão de primeira instância e determinou pagamento de periculosidade a trabalhadores do prédio da Rua Conselheiro Nébias, onde são armazenados tanques de diesel; banco pode recorrer

Felipe Rousselet, Redação Spbancarios
11/11/2016


São Paulo – O Sindicato, em ação judicial coletiva, conquistou importante vitória para os bancários do HSBC – hoje incorporado pelo Bradesco. Conseguiu reverter decisão de 1ª instância que indeferiu pedido para pagamento de adicional de periculosidade aos trabalhadores lotados no prédio da Rua Conselheiro Nébias, centro da capital paulista. No prédio são armazenados tanques de óleo diesel, em desacordo com exigências legais, para abastecer geradores em caso de queda na energia elétrica. Diante do risco apresentado à segurança dos trabalhadores, o Sindicato impetrou ação pleiteando o pagamento de adicional de periculosidade (30% do salário). Entretanto, em primeira instância, mesmo apresentados laudos e realizada perícia judicial comprovando a periculosidade, o pedido foi indeferido. Após o Sindicato recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a decisão foi revertida em favor dos bancários no último dia 10. Ainda cabe recurso pelo banco.

“O armazenamento de combustíveis nos locais de trabalho oferece risco à segurança dos trabalhadores. Portanto, a decisão do TRT foi uma importante vitória, mesmo ainda existindo a possibilidade de recurso pelo banco. O Bradesco, por ter incorporado o HSBC, se mantida a decisão do TRT, terá de pagar o devido adicional de periculosidade aos bancários. É inadmissível que se coloque o funcionamento ininterrupto de um local de trabalho acima da segurança dos funcionários”, destaca o dirigente sindical Luciano Ramos.

“Vitórias como essa denotam a importância da união entre bancários e Sindicato. É a contribuição dos associados que viabiliza toda a estrutura para a conquista de direitos, seja por meio da mobilização da categoria ou pela via judicial. Portanto, é de suma importância que os bancários se sindicalizem”, acrescenta.

Quem ainda não é associado, pode preencher e enviar ao Sindicato sua ficha de sindicalização, disponível na área “sindicalize-se” do site (clique aqui). Após o envio, um representante do Sindicato irá entrar em contato e passar no local de trabalho para colher a assinatura de filiação e validar a sindicalização.

Outras ações – O Sindicato move ações semelhantes, cobrando pagamento de adicional de periculosidade, contra Citibank e Santander, que também operam no prédio da Rua Conselheiro Nébias. Bradesco, Safra, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Cacique e BV Financeira  foram igualmente acionados na Justiça por armazenamento irregular de combustíveis em outros locais de trabalho.

> Sindicato aciona bancos por periculosidade

Os bancários interessados em colaborar com as ações ou que desejem denunciar locais de trabalho onde são armazenados tanques de óleo diesel devem procurar o plantão jurídico coletivo, mantido às sextas-feiras, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), das 9h às 18h. É necessário agendamento prévio, que pode ser feito pela Central de Atendimento, no 3188-5200.
 
 
Copyright © 2011 - Sindicato dos Bancários. Todos os direitos reservados.