Pular para o conteúdo principal

Black Friday: liquidação de desrespeito no BB

Linha fina
Dia de mobilização teve adesão por parte dos funcionários, que protestaram contra reestruturação que pretende eliminar 18 mil postos de trabalho no país
Imagem Destaque

William De Lucca, Spbancarios
25/11/2016


São Paulo – Sindicatos de todo o país fizeram na sexta-feira 25 um dia de luta contra o desmonte do Banco do Brasil. Em clima de Black Friday, os funcionários do BB vestiram preto como forma de protesto contra as medidas anunciadas pela direção do banco, de fechar agências e demitir trabalhadores.

> Fotos: galeria do ato no centro de São Paulo
> Vídeo: Black Friday contra a reestruturação 

Em São Paulo, muita gente usou roupas pretas e em algumas concentrações, como no Cenop Imobiliário (foto), no Centro, onde os bancários cruzaram os braços durante a hora de almoço em frente ao prédio.

“Houve uma boa adesão ao dia de luta, os funcionários estão tomando a consciência de que só o bancário vai salvar o Banco do Brasil, de que só o trabalhador pode reverter essa situação e salvar a empresa”, afirma o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga. Ele disse ainda que o ato de hoje foi um ‘esquenta’ para um dia nacional de paralisações.

> WebTv: dúvidas ou comentários sobre a restruturação?

Ataque ao BB – A reestruturação do Banco do Brasil foi divulgada no domingo 20 e prevê o fechamento de 402 agências – cerca de 70 delas em São Paulo, Osasco e região – e a transformação de outras 379 em Postos de Atendimento Bancário (PABs). Além disso, haverá uma brutal redução no quadro de funcionários por meio de um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), que pretende extinguir 18 mil postos de trabalho.

Vídeo: reestruturação prejudica economia
Defender o público é defender a cidadania

No dia seguinte ao anúncio, o Sindicato cobrou uma reunião com o banco, que foi realizada na terça 22. No encontro, os dirigentes sindicais deixaram claro que o fechamento de agências, a redução da estrutura de unidades e a demissão de trabalhadores sem reposição vai precarizar o atendimento e piorar as condições de trabalho. A medida deve aumentar até mesmo o número de funcionários adoecidos.

No próximo dia 1º, direção do Banco do Brasil e o movimento sindical voltam a se reunir.

> Funcionários têm de reagir a desmonte do BB

Clientes – Os clientes também serão prejudicados com a reestruturação. Além do fechamento de unidades e da queda no número de funcionários – que deve causar mais filas e baixar a qualidade do atendimento – o banco fechará as salas de autoatendimento em diversas agências nos finais de semana.

Leia mais
NOTA: Governo Temer investe no desmonte dos bancos públicos

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1