Pular para o conteúdo principal

Gestores do Santander: 30 dias de férias é direito!

Linha fina
Funcionários denunciam pressão para tirarem apenas 20 dias de descanso; cobrada pelo Sindicato, direção do banco negou qualquer instrução nesse sentido e se comprometeu a reorientar gerentes
Imagem Destaque
Redação Spbancários
5/12/2016


São Paulo – Por um lado os bancários do Santander conquistaram uma antiga reivindicação este ano: o parcelamento do adiantamento de férias. Mas por outro, muitos deles não conseguem sequer usufruir o direito legal de tirar 30 dias seguidos de descanso. É o que denunciam ao Sindicato funcionários de agências e departamentos do banco espanhol.  

Segundo essas denúncias, os empregados são impedidos pelos gestores ou coagidos a não tirar um mês completo de descanso. Para piorar, os gerentes de relacionamento contam que ainda são obrigados a bater as metas do mês inteiro nos primeiros 10 dias, antes de saírem de férias.

Cobrada pelo Sindicato, a direção do banco negou que tenha dado aos seus gestores qualquer instrução neste sentido. O superintendente se comprometeu, ainda, a reorientar todos os gerentes a fim de evitar qualquer tipo de coação, imposição ou pressão sobre os dias de descanso dos funcionários.

“O trabalhador tem o direito legal de tirar suas férias em 30 dias, ou, se preferirem folgarem 20 dias e vender os outros 10. E os gestores não têm qualquer poder sobre essa decisão única e exclusiva do empregado”, reforça Wanessa de Queiroz, dirigente sindical e bancária do Santander.

Agora, os bancários têm um estímulo a mais para tirar os 30 dias seguidos de férias. O acordo coletivo aditivo dos trabalhadores do Santander, assinado na quinta-feira 1º, garante o parcelamento do adiantamento de férias em até três vezes sem juros.

Leia mais
> Assinado aditivo do Santander
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1