Pular para o conteúdo principal

Caixa: mais trabalho e menos empregados

Linha fina
Enquanto prepara operação para atender aumento de demanda decorrente de saques do FGTS, com abertura de agências aos finais de semana, banco pretende cortar 10 mil bancários com PDVE
Imagem Destaque
Felipe Rousselet, Spbancarios
9/2/2017


São Paulo – Para atender o aumento de demanda decorrente da autorização pelo governo Temer de saque de contas inativas do FGTS, a Caixa prepara uma grande operação que inclui até mesmo a possibilidade de abertura de algumas agências aos finais de semana. Entretanto, ao mesmo tempo em que prevê aumento no volume de trabalho, o banco público anunciou um PDVE (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário) para reduzir em 10 mil o número de empregados.

“É uma conta que não fecha. É um absurdo a Caixa lançar o PDVE antes do início dos saques do FGTS. O movimento sindical sempre reivindicou mais empregados para diminuir a sobrecarga de trabalho e fortalecer o banco público. Ao invés disso, a Caixa faz exatamente o contrário. Diminui o número de bancários justamente quando se aproxima um aumento significativo da carga de trabalho”, critica o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Dionísio Reis.

O Sindicato cobrou da Caixa esclarecimentos detalhados sobre como se dará a escala de trabalho aos finais de semana, caso a medida realmente se concretize. O banco ainda não retornou.

“Caso seja escalado para trabalhar aos finais de semana, o empregado deve ser remunerado como horas extras”, destaca o dirigente.

Site – A Caixa deve lançar nos próximos dias um site com orientações sobre o saque de contas inativas do FGTS. Já o calendário de saques será divulgado na terça-feira 14. Segundo o governo federal, 10 milhões de brasileiros poderão sacar cerca de R$ 30 bi do fundo. 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1