Pular para o conteúdo principal

Caixa: empregados solicitam mediação sobre o PDVE

Linha fina
Pedido dos representantes dos trabalhadores ao Ministério Público do Trabalho tem foco em três pontos: prorrogação do prazo de adesão; nulidade da quitação plena e geral ao contrato de trabalho e Saúde Caixa
Imagem Destaque
Contraf-CUT
15/2/2017


São Paulo - A Contraf-CUT solicitou ao Ministério Público do Trabalho, nesta terça-feira 14, em Brasília, mediação sobre o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE) da Caixa, com enfoque em três principais pontos: prorrogação do prazo para adesão ao PDVE; nulidade da cláusula do termo de adesão que dá quitação plena e geral ao contrato de trabalho e adequação da manutenção do plano de saúde – Saúde Caixa – nos termos dos normativos internos vigentes e Acordo Coletivo de Trabalho.

> Veja Perguntas e Respostas sobre o PDVE

Com o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário, a Caixa pretende eliminar de seu quadro de funcionários 10 mil postos de trabalho.  Para os representantes dos trabalhadores, o PDVE da Caixa é um golpe nos empregados e um ataque ao banco público.

Segundo Dionisio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, a mesa de negociação está sendo cobrada, pois o programa não foi debatido com a Contraf-CUT, nem com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, e representa imenso prejuízo não só para os trabalhadores, mas para toda a população. “O parágrafo primeiro da terceira cláusula, que dá quitação total dos direitos dos empregados é um absurdo, pois determina que os trabalhadores não poderão buscar reparação de seus direitos. Cláusulas assim, só poderiam constar se negociadas com os trabalhadores, o que não é o caso", explicou.

Apesar de cobrada com ofício pela Contraf-CUT, a Caixa não se dispôs a debater o PDVE com os representantes dos empregados. Diversas bases sindicais, incluive por orientação da Contraf-CUT, vêm entrando com ação civil pública e conseguindo decisões liminares que suspendem os abusos do PDVE.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1