Pular para o conteúdo principal

Realidade dos empregados é cruel na Caixa

Linha fina
Delegados relatam superlotação em agências e população revoltada por ter de aguardar mais de três horas para atendimento
Imagem Destaque

Redação, Spbancarios
22/2/2017


São Paulo – Agências superlotadas e empregados sobrecarregados sem tempo sequer para ir ao banheiro. Esse é o ambiente de diversas agências da Caixa, conforme relato de delegados sindicais durante reunião realizada no Sindicato na quarta-feira 22.

Os trabalhadores denunciaram que a situação piorou muito desde que foi anunciado que o saque dos valores de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Desde sábado [18], quando o banco impôs a abertura de agências, o clima está insuportável. Tivemos relatos da situação de unidades das zonas norte, sul e oeste, principalmente na periferia, em que a população ficou revoltada por ter de aguardar mais de três horas para ser atendida. E isso recai sobre o empregado e a própria imagem do banco público”, afirma o dirigente sindical Renato Perez.

Segundo o dirigente, a situação pode piorar ainda mais caso os trabalhadores não reforcem a mobilização por mais contratações. “As pessoas que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE) ainda não deixaram a Caixa. Quando isso ocorrer, a situação pode ficar totalmente fora de controle. É muita irresponsabilidade da direção da empresa tratar dessa forma os trabalhadores, a população e o banco público.”

Na reunião, um dos consensos foi ampliar luta por mais empregados e em defesa da Caixa 100% . “Os empregados têm compromisso de participar ativamente dos protestos que serão organizados em defesa dos bancos públicos e contra as reformas da Previdência e trabalhista do governo Temer”, relata Renato Perez.  

Também foram abordados vários questionamentos sobre o PDVE (veja perguntas e respostas), principalmente como fica a situação de quem aderir no que diz respeito ao fundo de pensão Funcef e ao Saúde Caixa. “As pessoas que tiverem dúvidas devem entrar em contato com o Sindicato. Orientamos a todos que reflitam muito antes de qualquer decisão. E, mesmo quem já optou pelo programa, há a possibilidade de desistir antes da rescisão do contrato de trabalho”, explica o dirigente.

Outro tema foi o trabalho aos sábados. Nesse caso, o Sindicato continua lutando para que a Caixa suspenda a determinação.

“Quem trabalhou no sábado 18 tem de receber como hora extra. Os bancários que não receberem dobrado têm de denunciar ao Sindicato”, finaliza Renato Perez.

Para denunciar acesse o canal Assuma o Controle. O sigilo é absoluto.

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1