Pular para o conteúdo principal

Sindicato lamenta morte de Dedé Passos

Linha fina
Artista das ruas de São Paulo e participante ativo dos protestos das campanhas salariais dos bancários, o cantor faleceu na quarta-feira 13
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato lamenta o falecimento de Dedé Passos, cantor conhecido nas ruas do Centro e que fez parte de muitas manifestações da categoria, principalmente durante as campanhas salariais, quando animava os bancários com sua alegria e seu talento peculiar. Tinha 61 anos e faleceu nesta quarta-feira 13.

Dedé foi tema da crônica “O Animador de Greves”, de Lourenço Diaféria. O autor conta sobre a primeira vez que viu o artista nas ruas: “Vi um rapaz, um office-boy, que andava cantarolando, gesticulando, fazendo imitações, exibindo-se para ele mesmo, meio maluquinho. Depois perdi a figura de vista. Mais tarde, durante um piquete de bancários, quem estava à frente da banda? Aquele mesmo rapaz que me pareceu meio maluco, mas dessa vez deram a ele a categoria de um artista. Foi fantástico, porque acharam uma serventia para um rapaz que facilmente não era compreendido. Na televisão, têm muitas pessoas que não chegam aos pés do Dedé que é um personagem da cidade”, destacava Lourenço. A crônica fez parte de reportagem da Revista dos Bancários, de agosto de 2001, que tinha o artista como um dos personagens.

> Revista dos Bancários: A rua como palco

Uma das últimas participações de Dedé Passos nas manifestações do Sindicato foi no mês passado, no dia 15 de maio. Enquanto passava pela Praça do Patriarca, Dedé observou ato contra a homofobia. Fez questão de vestir a camiseta da campanha e defender os diretos pela igualdade de oportunidade.
 

Redação – 13/6/2012
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1