Pular para o conteúdo principal

Luta por dinheiro no bolso e condições de trabalho

Linha fina
Primeira participação dos bancários na Campanha Nacional 2012 é recorde e aponta que bancos têm de melhorar remuneração, reduzir metas e acabar com o assédio moral
Imagem Destaque

São Paulo – Os bancários de São Paulo, Osasco e região honraram seu espaço democrático de participação na Campanha Nacional 2012 e bateram o recorde de respostas à consulta sobre as prioridades para a pauta de reivindicação deste ano: 12.286 trabalhadores retornaram. Cerca de 50% mais que no ano passado.
E não resta dúvida: a categoria, na base do Sindicato, quer mais dinheiro no bolso e mais respeito nas agências e departamentos, sem metas abusivas ou assédio moral (veja abaixo tabela).

A consulta consolidada aponta o aumento real de salários em primeiro lugar dentre as prioridades da categoria, com 76%. Em seguida, 75% reivindicaram vales alimentação e refeição maiores. Discutir as metas, com 72%, e o combate ao assédio moral, 67%, configuram a urgente necessidade de melhorar as condições de trabalho. A consulta segue com a conquista do 14º salário e PLR maior, 62% das respostas. Plano de cargos e salários (59%), jornada de seis horas para todos, sem redução do salário (51%), auxílio-educação (48%) e garantia de emprego (47%) completam a lista das dez principais reivindicações apontadas pela categoria. Além dessas, 30% dos trabalhadores cobram mais contratações.

“Ficamos muito felizes com o expressivo retorno dos bancários. Isso demonstra a disposição da categoria para participar da campanha”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Essas necessidades são conhecidas dos banqueiros. Os trabalhadores querem ser valorizados com remuneração total maior e condições dignas de trabalho. São os bancários que vivem a rotina com os clientes, constroem a imagem dos bancos e querem ser respeitados pelo trabalho que fazem”, ressalta a dirigente.

Índice – Se o aumento real é uma das principais demandas, o percentual médio para o reajuste dos salários apontado pela maioria foi de até 10%. Chegou a 52% o número de respostas que definiu esse índice para o aumento deste ano.

Cidadania – A exemplo do retorno à pesquisa feita pelo Sindicato no fim de 2011, os problemas com o transporte estão entre os que mais prejudicam a qualidade de vida dos trabalhadores: 49% apontaram a mobilidade urbana como o item que deve ter mais atenção do Sindicato em sua atuação junto ao poder público. Segurança ficou com 24% e lazer com 4%.

Conferências – As reivindicações apontadas pelos bancários de São Paulo, Osasco e região serão levadas aos debates estadual e nacional. No sábado 14, acontece a Conferência que reúne delegados de todo o estado. A decisão que sair desse encontro será levada a Curitiba, entre os dias 20 e 22 de julho, quando estarão reunidos trabalhadores da categoria de todo o Brasil. É dessa conferência nacional que sai a pauta final de reivindicação a ser apresentada aos banqueiros no mês de agosto.
 


 

Redação - 2/7/2012
(atualizado às 18h55 de 5/7)

 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1