Pular para o conteúdo principal

Avanços na mesa de saúde da Campanha

Linha fina
Trabalhadores afastados terão salário mantido até que seja regularizada situação com INSS. Negociação foi interrompida e será retomada na terça-feira 21
Imagem Destaque

São Paulo – Os salários dos bancários afastados que aguardam perícia médica serão mantidos pelos bancos. O compromisso foi assumido pelos representantes da Fenaban, na manhã dessa quarta-feira, diante da reivindicação do Comando Nacional dos Bancários apresentada na rodada de negociação sobre saúde.

Atualmente, muitos trabalhadores ficam até três meses sem salário e benefício por conta da demora na realização da perícia. Além disso, entidades sindicais e Fenaban procurarão conjuntamente o INSS para discutir os problemas causados aos funcionários em função da demora no agendamento de perícias e debater os transtornos causados pela chamada alta programada.

> Bancários adoecidos ficam sem renda

Ficou definido também que após a Campanha serão analisadas as estatísticas de adoecimento para averiguar quais funções são mais afetadas pela LER, lesões por esforço repetitivo. O Sindicato voltou a defender o repouso de 10 minutos a cada 50 trabalhados como forma de prevenção. “Os caixas, por exemplo, estão sobrecarregados e têm uma tendência maior de adoecer caso não façam essa pausa. E os números devem mostrar isso”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

Os representantes dos bancos negaram manter as comissões pagas aos funcionários que se afastam por doença ocupacional. “Não concordamos com essa medida, pois o bancário, além de adoecer, ainda tem de lidar com outro problema que é a diminuição de remuneração mensal”, ressalta a presidenta.

Os dirigentes sindicais reivindicaram que o bancário tenha o direito de passar por consulta médica durante o expediente.

As negociações foram interrompidas e serão retomadas na terça-feira 21 com os temas igualdade de oportunidades, segurança e remuneração.

Leia mais
> Negociações interrompidas por luto
> O passo a passo da Campanha 2012


Redação - 15/8/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1