Pular para o conteúdo principal

Juvandia Moreira recebe título de cidadã paulistana

Linha fina
Baiana de Nova Soure, presidenta do Sindicato é a primeira mulher a comandar entidade desde a fundação
Imagem Destaque

São Paulo - Há 21 anos, a baiana de Nova Soure Juvandia Moreira deixava sua cidade natal, município com pouco mais de 24 mil habitantes no interior do estado, para morar na maior capital do país. Em São Paulo, cursou direito, ingressou no Bradesco e começou a militar no movimento sindical bancário. Em 1997, tornou-se diretora do Sindicato e, treze anos depois, seria a primeira mulher a presidir a entidade, então com 88 anos de fundação. Essa trajetória de luta à frente de um dos maiores e mais importantes sindicatos do país foi reconhecida na segunda 27, ao receber da Câmara dos Vereadores o título de Cidadã Paulistana.

> Fotos: galeria com as melhores imagens da noite de homenagem
> Vídeo: Juvandia Moreira recebe título da Câmara

“O Sindicato foi uma escola na minha vida e a maior lição que aprendi aqui é que a gente só muda as coisas se for à luta, nada vem de graça. Esse título tem a ver com a importância desse Sindicato, uma entidade cidadã, que se preocupa com questões da cidade e com necessidades de seus moradores, trabalhadoras e trabalhadores”, disse a dirigente, durante a cerimônia de entrega do título, na sede do Sindicato.

Juvandia também ressaltou a importância de presidir a entidade. “A responsabilidade é ainda maior porque sou a primeira mulher no cargo. Estou aqui abrindo caminho para que outras mulheres ocupem esse lugar”. E declarou ainda: “Amo minha cidade natal e amo São Paulo, onde já passei a maior parte da minha vida.”

A homenagem foi iniciativa dos vereadores petistas Alfredinho e Francisco Chagas, que apresentaram a proposta aprovada no plenário da casa. “Esse não é um título qualquer. Para vocês terem uma ideia, foi concedido também a outro ilustre nordestino, o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Alfredinho. O vereador, que é piauiense, lembrou a importância que os nordestinos têm para a cidade de São Paulo e que o Sindicato tem para a história do Brasil. “Me sinto orgulhoso de, junto com o Chagas, conceder esse titulo à Juvandia, que dirige uma entidade tão importante para o país.”

O vereador Francisco Chagas também ressaltou a importância das mulheres na política do país. “O título é uma homenagem à Juvandia e o reconhecimento do papel da mulher na política e do Sindicato na história desse país”, disse.

Também tiveram lugar na mesa os ex-presidentes do Sindicato Ricardo Berzoini, deputado federal,  e o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino, ambos do PT, e ainda o novo presidente da CUT, o bancário Vagner Freitas.

“É mais do que justa a homenagem a essa mulher de luta, cuja trajetória nos orgulha a todos. Primeira mulher a ocupar a presidência da entidade, que faz 90 anos em 2013, num primeiro momento interinamente mas depois, em 2011, aclamada pela categoria com mais de 83% dos votos”, lembrou Berzoini.

Marcolino comparou as homenagens da Câmara à Juvandia e a Lula. “A entrega do título à Juvandia é um orgulho para toda a categoria, assim como o de Lula orgulhou os metalúrgicos. Ele é um reconhecimento à combatividade da Juvandia, que chegou aonde chegou com muita garra e muito esforço e que soube reconhecer todos os que construíram essa história.”

Para o presidente da CUT o título é o resultado de uma militância sindical e social incansável. “São Paulo está engrandecida porque ganha uma cidadã importante, com uma trajetória integrada com o povo de São Paulo”, afirmou Vagner Freitas.

Trajetória – No Sindicato, Juvandia já ocupou a secretaria de Assuntos Jurídicos e de Organização e, em seguida, foi secretária-geral. Assumiu a presidência em 2010, quando o então presidente e atual deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Luiz Claudio Marcolino, licenciou-se para concorrer à vaga na Assembleia Legislativa. Em 2011, foi eleita ao cargo pelos bancários, com 83,5% do total de votos.


Andréa Ponte Souza - 27/8/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1