Pular para o conteúdo principal

Assembleia: quem define a greve é você!

Linha fina
Sem aumento real, PLR, tíquetes e piso maiores, mais contratações para melhorar as condições de trabalho, categoria vai parar a partir do dia 18
Imagem Destaque

São Paulo - Lotar a Quadra no dia 12! Esse tem de ser o principal objetivo dos bancários nesta quarta-feira 12. A partir das 19h, os trabalhadores se reúnem em assembleia para votar a greve que deve parar bancos públicos e privados a partir do dia 18. E encher a Quadra será a primeira mostra aos bancos de que a disposição de luta da categoria é grande.

Durante todo o mês de agosto, o Comando Nacional dos Bancários negociou com seriedade. Levou aos representantes da federação dos bancos (Fenaban) uma série de dados e estudos que comprovou a viabilidade das reivindicações da categoria. Os bancos, no entanto, encerraram as últimas rodadas com uma proposta de 6% de reajuste para salários e verbas, rechaçada pelo Comando na mesa e por bancários de todo o Brasil em assembleias de rua.

> Veja como foram todas as negociações

“Disposição de negociar, como dizem os bancos, não é só ir pra mesa. Mas apresentar proposta que dialogue com as necessidades da categoria. E isso a Fenaban não fez”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, lembrando que o reajuste de 6% – agora que foi definida a inflação do último ano, de 5,39% – representa 0,58% de aumento real. “Ao insistir nessa proposta, os bancos, setor mais lucrativo da economia, interromperam a negociação.”

> Confira as principais reivindicações

Por tudo isso, os bancários devem encher a Quadra e votar pelo início da greve a partir do dia 18. “Paralisar as atividades é um direito dos trabalhadores na luta contra o poder econômico dos patrões e vamos exercer esse nosso direito com toda disposição e responsabilidade”, ressalta a presidenta, informando que todos os parâmetros da Lei de Greve estão sendo seguidos, para que o movimento não possa ser considerado abusivo pela Justiça. “Daí o tempo para convocação da assembleia do dia 12, mais o mínimo de 72 horas para o início da paralisação no dia 18. Bancos e população estarão totalmente informados sobre nossa mobilização.”

Carta – A Fenaban já recebeu carta do Comando dos Bancários informando sobre o calendário de luta da categoria. E tem prazo até o dia 17 para apresentar uma nova proposta. “Queremos aumento real, PLR, tíquetes e piso maiores, mais contratações para melhorar as condições de trabalho. Na segunda 17 faremos uma nova assembleia organizativa da nossa greve. Se os bancos tiverem proposta que atenda a essas reivindicações, ela pode ser apreciada nessa assembleia. Caso contrário, a partir do dia 18, empregados de bancos públicos e privados de todo o Brasil, unidos, vão paralisar as atividades por tempo indeterminado, na luta por seus direitos”, completa a presidenta do Sindicato.

VÁ PARA A ASSEMBLEIA

Quarta-feira 12, a partir das 19h, na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé). Leve documento com foto para fazer o credenciamento. Os bancários que precisarem de transporte devem entrar em contato com as regionais do Sindicato (veja telefones).


Redação - 10/9/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1