Pular para o conteúdo principal

Gerentes sofrem assédio moral no Bradesco Empresas

Linha fina
Direção do segmento do banco faz sabatina sobre empréstimos concedidos a clientes e tenta empurrar possível inadimplência aos trabalhadores
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato tem recebido denúncias de bancários do segmento Empresas do Bradesco sobre o constrangimento e assédio moral a que são submetidos durante as chamadas reuniões de revisão de crédito.

De acordo com a diretora do Sindicato Érica Simões, nessas reuniões são formadas espécie de bancas examinadoras compostas por representantes do setor de crédito, do Bradesco Empresas e alguns gerentes chefes. “A partir daí começa o massacre. Os gerentes passam por verdadeira ‘sabatina’, na qual são questionados sobre a situação de inadimplência de clientes selecionados. Embora os bancários argumentem que a concessão de crédito siga rigorosamente os normativos da empresa no que se refere a garantias e capacidade de pagamento dos clientes, nessas reuniões, dizem os bancários, os representantes do banco deixam transparecer que a responsabilidade pelo recebimento dessas contas é exclusiva dos gerentes”, diz.

Os trabalhadores relatam ainda que, se não bastasse a cobrança ser feita publicamente, os funcionários são ainda mais constrangidos com frases do tipo “Você está dormindo e não está vendo?" ou "Desse jeito, não preciso de você na agência! Vá lá e se vire para resolver o problema!".

Érica Simões ressalta: o que o Bradesco Empresas está praticando é assédio moral contra os funcionários. “Não toleramos essa situação e estamos reivindicando que a direção do Bradesco cesse com essa prática que é tão danosa aos funcionários. Muitos trabalhadores, inclusive, estão tomando medicamentos, pois não suportam mais essa pressão”, acrescenta.


Redação - 11/9/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1